quarta-feira , 26 de junho de 2019

Como entreter as crianças nas férias

ferias
O mês de julho significa férias para a maioria das crianças no mundo todo. Enquanto nos EUA os pequenos curtem as férias de verão, aqui no Brasil esse período cai bem no inverno, tornando mais limitadas as opções para distrair a criançada. Para complicar ainda mais, muitos pais e mães não conseguem conciliar suas férias no trabalho com as dos seus filhos na escola, tendo que recorrer a diversas estratégias para entreter as crianças neste período.

O que é motivo de alegria para os pequenos, pode se tornar um grande desafio na vida dos pais, que se vêem loucos planejando milhões de atividades para distrair seus filhos enquanto eles estiverem longe da escola, reclamando de ficar sozinhos em casa, longe dos amigos e sem nada pra fazer. Nessas condições, os pais devem organizar atividades para que as férias se tornem prazerosas para seus filhos, mesmo quando não é possível viajar. Além disso, mantê-los felizes e distraídos é a melhor solução para evitar o estresse e conseguir continuar sua rotina de trabalho enquanto as aulas não voltam.

Para isso, a mais fácil das alternativas é manter os contatos sociais, seja com a família ou com os amigos. Na casa dos avós, por exemplo, as crianças podem combinar de encontrar os primos da mesma faixa etária, passando o dia todo por lá – um lugar que você sabe que seu filho estará seguro e rodeado de pessoas queridas. Aproveite o momento e incentive a aproximação com outras crianças da família, o que pode ser ótimo para a socialização e desenvolvimento. Mande brinquedos, jogos e todos os itens que podem distrair as crianças durante o período em que estarão com os parentes. Dividir momentos com a família é fundamental na formação da criança e rende recordações para a vida inteira. Além disso, em alguns casos, existe a possibilidade de visitar outra cidade, conhecendo novos lugares e vivendo experiências diferentes e enriquecedoras.

Manter contato com os colegas de escola/clube também é uma forma agradável de divertir as crianças nas férias. Estes podem se distrair passando um dia na casa do outro e vice-versa, e quem sabe até dormir, fazendo uma “festa do pijama” regada a muitas guloseimas. Combinar passeios também será uma forma atrativa de mantê-los unidos durante o período das aulas. Com as mães e pais se revezando, receber os amiguinhos e distrair os pequenos se torna tarefa fácil.


Existem algumas dicas simples que ajudam a manter as crianças entretidas e, quando se vê, o período de aulas já voltou. Se puder, compre brinquedos, livros ou gibis novos; separe um dia – ou mais – para jogar um jogo ou fazer uma receita junto com seu filho, algo que ele goste (como um bolo de chocolate); alugue filmes e desenhos em locadoras; pontue algumas atividades que ele precisa começar a desenvolver, como arrumar o próprio quarto ou separar alguns de seus objetos para doar em associações beneficentes; incentive sua criatividade, dando ideias de itens que ele(a) pode criar ou desenvolver através do trabalho manual (artesanato, pintura etc); apresente-o(a) a alguns jogos educativos online; mostre-o(a) o prazer e a importância de praticar exercícios físicos ao ar livre, como andar de bicicleta, skate ou jogar bola; ensine-o a plantar uma pequena horta e a cultivá-la, valorizando o contato com o natureza; use o tempo livre para despertar, de forma espontânea, o interesse da criança por assuntos importantes para sua formação, como História e Geografia (usando mapas, filmes interessantes etc). Essas são apenas algumas ideias que podem rechear as férias dos pequenos com bastante aproveitamento. Use a imaginação e invente outras milhares!

Uma outra boa opção aos pais são as colônias de férias. Durante a colônia, desenvolvem-se diversas atividades, como jogos, gincanas, pescarias, teatro, dia do circo, visitas externas, competições, aulas educativas, tarefas em grupo etc. Além disso, o contato com a natureza, a convivência com outras crianças desconhecidas e a distância dos pais são experiências altamente enriquecedoras na formação das crianças. Elas servem para desenvolver o senso de responsabilidade, o espírito esportivo, a socialização e independência em relação aos pais, o que pode ser muito saudável.

É bom lembrar que nos finais de semana os passeios e diversões devem ficar por conta dos pais, para que os pequenos não se sintam abandonados e sozinhos. Programem atividades que a família possa interagir junta, como: piquenique, passeios ao parque de diversão, zoológicos, trilhas e caminhadas ecológicas, a praias, clubes, teatros ou onde possam jogar bola, frescobol e tomar aquele sorvete. Em dias de chuva, os filmes e videogames também podem ser aproveitados, para que as crianças não fiquem sem ter o que fazer. Levá-los aos shoppings, que costumam ter cinemas, livrarias e parques fechados, também é uma boa alternativa.

Confira a programação da sua cidade neste mês de julho, já que elas costumam investir numa rica programação cultural infanto-juvenil por conta do mês de férias. Muitas opções inclusive são gratuitas. Confira!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2016.