terça-feira , 12 de março de 2019

Carro novo por mais tempo: Veja os cuidados que você deve ter com seu possante

carro_530x330

Quando  compramos um carro, nosso objetivo é que ele dure o máximo possível, principalmente pelo valor que pagamos. Porém, os problemas podem aparecer mais cedo do que imaginamos. Para não ter surpresas desagradáveis, o ideal é cuidar do automóvel com muito carinho. Assim, você tem o conforto de um carro sempre novinho e evita despesas indesejadas com conserto.

Em outra matéria do blog, demos dicas para comprar um carro e agora, viemos te ajudar a manter seu possante sempre novinho. Confira!

Como cuidar dos assentos?

Passe sempre aspirador de pó, pelo menos uma vez na semana. Isso evita o acúmulo de poeira e farelos no banco do seu carro. Os outros passos para a limpeza do banco variam de acordo com o material.

De tecido

Os bancos de tecido são os mais populares e possuem uma grande vantagem: esse material é perfeito para ambientes quentes, pois demora mais para aquecer e além disso, os custos com reparos são menores. Mas, como nem tudo são flores, este tipo de estofamento é o que concentra mais manchas e odores, principalmente quando está úmido; o que requer muito cuidado.

Para a remover as manchas, o ideal é sempre limpar o banco quando for lavar o carrolavar o carro. Se você não tem o costume de lavar o veículo com frequência, passe um pano úmido (com água apenas) toda semana ou quando for necessário. Se a mancha for muito persistente, utilize um produto específico para a sujeira detectada.

Para evitar o mau cheiro, nunca deixe o veículo molhar por dentro sem uma secagem correta. Em dias chuvosos, quando o guarda-chuva molhado acaba se tornando um passageiro indesejado, seque o interior do carro com um pano de algodão e ligue o ar condicionado.

De couro

O banco de couro em um automóvel faz o valor subir bastante, mas existem razões para isso. Esse material é praticamente impermeável, dificultando a aderência de odores, além de manter o brilho e a qualidade por muito mais tempo.

Além do aspirador de pó, utilize um pano úmido e sabão neutro para sujeiras de difícil remoção. Jamais deixe seu carro com bancos de couro exposto ao sol por um período longo, pois o material pode acabar ficando ressecado e rachado.

Outros cuidados

Fique de olho na borracha – Borrachas de vedação gastas facilitam a entrada de água da chuva no seu veículo, o que pode causar mau cheiro. Por isso, fique sempre de olho nas borrachas de vedação e caso elas estejam gastas, substitua imediatamente.

Retoque as falhas na pintura – As falhas na pintura do automóvel devem ser retocadas, pois este não é somente um problema estético. Ao manter a pintura do seu carro sempre impecável, você impede a oxidação dos metais.

Cuidado com faróis e luzes quebradas – Quando um farol ou uma luz está quebrada, o ideal é consertar imediatamente, mas, caso não seja possível, o aconselhável é cobrir com fita adesiva os encaixes das lâmpadas quebradas, pois dessa maneira, é possível impedir que o compartimento se encha de água e umidade.

Veja o estado das mangueiras – De dois em dois meses, é preciso levantar o capô do carro, quando ele estiver desligado e frio, e verificar o estado das mangueiras do automóvel. Caso haja alguma mangueira quebrada ou fazendo barulhos esquisitos, o indicado é substituí-las imediatamente.

Ligue o ar condicionado no inverno – Isso mesmo! Para manter o seu ar condicionado em condições para funcionar no verão, é preciso ligá-lo durante o inverno. Desta forma, o fluido refrigerante permanecerá circulando e vai manter os selos macios e maleáveis.

Quando voltar da praia, lave o carro – Este procedimento é muito importante e necessário, pois o sal acelera a oxidação das peças que não possuem tratamento anticorrosão. As peças mais prejudicadas são discos de freio, cilindros de roda, bloco do motor, pinças de freio, entre outras.

Você sabia?

– Com o tempo, o farol do carro fica amarelado, mas você não precisa trocá-lo. A limpeza pode ser feita com uma escova e uma pasta de dentes. Isso mesmo! Essa combinação garante um farol com cara nova.

– A pasta de dente também é útil para disfarçar arranhões. É claro que ela não faz milagres, mas se você passar um paninho com pasta de dente em cima de pequenos arranhões, eles ficam quase imperceptíveis.

Com essas dicas, você pode manter seu carro com aparência e performance de novinho por muito mais tempo. Tem outras dicas de cuidados com automóvel? É só deixar seu comentário!

 

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.