terça-feira , 2 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da natação

natação 2

As altas temperaturas que a maioria das cidades brasileiras começam a apresentar nos últimos meses do ano costumam ser um empecilho para muitas pessoas que praticam exercícios físicos. Correr, pedalar ou fazer musculação, por exemplo, é muito mais desgastante e requer muito mais cuidados quando está calor. Se você não quer descuidar da saúde e da boa forma, mas já está se desanimando com o calor que vem fazendo, que tal experimentar a natação?

A natação é um esporte completo, que trabalha todos os músculos do corpo, auxilia no controle de açúcar e colesterol no sangue, melhora a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, proporciona flexibilidade e resistência, melhora o raciocínio e ajuda o corpo a recuperar os movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, saber nadar representa segurança, tanto em piscinas, como no mar. Por essas razões, a natação é indicada para pessoas de todas as idades.

A grande vantagem da natação em relação a outros tipos de atividades físicas é que o risco de desenvolver lesões é praticamente nulo, já que os músculos e as articulações não sofrem nenhum tipo de impacto. Além disso, com a prática regular da natação é possível queimar as gordurinhas extras e fortalecer a musculatura do corpo inteiro. Mas, para aproveitar ao máximo os benefícios da natação, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Veja nas dicas abaixo tudo o que você precisa saber antes de começar a praticar natação:

• Para nadar de forma segura, é recomendado se matricular em uma escola de natação de confiança. Principalmente crianças e iniciantes no esporte podem precisar ser acompanhados mais de perto por professores especializados. Existem muitos clubes e academias que oferecem aulas de natação com turmas de diferentes tamanhos e níveis. Faça uma pesquisa e escolha o local que melhor se encaixa no seu perfil.

• Especialistas recomendam que a natação seja feita no mínimo duas e no máximo cinco vezes por semana. O tempo de cada aula deve variar entre 30 e 60 minutos, incluindo aquecimento e desaquecimento. Mas como cada caso é um caso, faça uma avaliação física e peça para que o professor elabore uma aula específica para você.

• Existem dois tipos de piscina apropriadas para a natação: a de 50 metros e a de 25 metros, ambas com 2 metros de profundidade.  O ideal é escolher uma escola esportiva que possua uma piscina nessas dimensões, para que o treino seja feito de maneira adequada, mesmo que você não tenha a intenção de participar de competições. A temperatura da água deve estar entre 25ºC e 28ºC e a manutenção deve ser feita periodicamente, para que não haja excesso de cloro. Faça visitas às escolas e verifique esses itens antes de se matricular.

• Para cair na piscina, são necessários alguns artigos esportivos como sunga, maiô, óculos e touca de natação.

• Os alongamentos devem ser feitos antes e depois de praticar natação, para preparar o corpo para o exercício e para relaxar depois dele. Peça instruções ao seu professor de natação ou invista em uma aula específica de alongamentos.

• Alimentar-se bem antes e depois de nadar é muito importante, já que a atividade promove uma grande queima calórica. Antes de ir para a água, prefira ingerir uma quantidade maior de carboidratos. Depois, inclua na refeição alimentos que contenham proteínas e lipídios. Além disso, beber água nas pausas dos treinos é fundamental para evitar a desidratação.  Mesmo sem notar, o nadador está transpirando enquanto nada e precisa repor a água e os sais minerais que perde.

• Se ainda restar dúvidas, faça uma aula experimental. Aproveite para checar os banheiros e vestiários da escola de natação, já que esses são ambientes que você precisará utilizar constantemente e precisam estar sempre limpos.

Quando praticada corretamente, a natação pode te ajudar a perder cerca de 500 calorias por hora, além de melhorar muito o seu humor. Afinal, se refrescar e cuidar da saúde e do corpo ao mesmo tempo é uma ótima pedida. Invista nesse esporte e leve uma vida mais saudável!

 

 

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.