quinta-feira , 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água

aguA

 

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – a ONU – em 21 de fevereiro de 1993 e nasceu para conscientizar as pessoas da importância de se preservar esse bem natural essencial à vida humana.

Utilizamos a água pra quase tudo: beber, preparar alimentos, tomar banho, lavar roupa e inúmeras outras coisas. Sua importância é extrema para a qualidade de vida das pessoas. Infelizmente, em muitos locais ainda não há água encanada, e a população precisa se virar para conseguir o mínimo necessário para sobreviver, captando a água da chuva e andando quilômetros em busca de rios e poços. Para este segmento da população mundial, a água possui um valor imensurável que muitos de nós, contando com ela à nossa disposição com facilidade, não nos damos conta. É preciso aprender a valorizar este bem, preservando-o e utilizando-o com consciência, sem desperdícios.

Como já foi constatado, apenas 3% da água do planeta é doce e pode ser utilizada para as necessidades humanas básicas. E apenas um terço da água doce – presente nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera – é acessível. O restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos. Ou seja: a água potável é um bem escasso e, se por um lado seu ciclo natural se responsabiliza pela sua manutenção tornando-a um recurso renovável, por outro suas reservas são limitadas. Se a população do planeta não se conscientizar o quanto antes a respeito disso, teremos grandes chances de sofrer com a falta de água num futuro nem tão distante assim: cinquenta anos. Esse é o tempo estimado para que metade da população mundial conviva com a escassez crônica de água, caso nenhuma providência seja tomada para conter o consumo indiscriminado desse recurso natural.

Alguns números fornecidos pela ONU:

– Aproximadamente 21 países já sofrem com a escassez de água (40% da população mundial);

– No mundo, 50% da água que vai para as grandes cidades é desperdiçada (no Brasil, este percentual chega a 40%);

– O consumo mundial de água dobra a cada 20 anos;

– A disponibilidade de água per capita no planeta foi reduzida em 60% nos últimos 50 anos;

– Conflitos violentos pelo controle da água são registrados em 70 regiões do planeta;

– A partir de 2025 teremos uma séria crise de abastecimento de água, atingindo 2,8 bilhões de pessoas;

– 2,2 milhões de pessoas morrem a cada ano por beberem água contaminada;

– 25% da população do planeta não têm acesso a água potável;

– 99% da água existente no planeta não está disponível para o uso humano;

– 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vítimas de doenças transmitidas pela água;

– 58% dos municípios brasileiros não têm água tratada.

 

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica. Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão: devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida; ela é um patrimônio mundial e todos nós somos responsáveis pela sua conservação; a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos; o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água; devemos ser responsáveis com as gerações futuras; precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou torna-la inutilizável etc.

Para fazer a sua parte e ajudar a preservar o maior bem natural do planeta, basta fazer o uso consciente da água e não desperdiçá-la e nem poluí-la. Veja abaixo algumas dicas para racionar este recurso:

– Não lave a louça com a torneira aberta.

– Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando e não tome banhos muito demorados.

– Não desperdice água lavando diariamente calçadas de rua.

– Nunca deixe a torneira ou a mangueira aberta quando não estiver usando (ao lavar louça, escovar os dentes ou limpar a casa, por exemplo).

– Não use o vaso sanitário como lixeira, jogando papel e necessitando de mais água para dar a descarga.

– Não deixe as crianças ficarem brincando com a água desnecessariamente.

– Lave o carro a seco ou poucas vezes ao mês se utilizar água na lavagem.

– Conserte vazamentos: uma torneira pingando gasta 46 litros de água por dia!

– Use torneiras e chuveiros com arejador, um dispositivo que aumenta o volume da água com bolhas de ar e tem menos vazão. Reduz o consumo em até 30%.

– Reutilize água: a água do último enxágue da máquina de lavar e da chuva pode ser usada para lavar o quintal, regar plantas e até para dar a descarga nos banheiros.

– Ninguém é tão sujinho que não possa trocar a roupa de cama a cada semana, por exemplo. É uma maneira de economizar água e energia elétrica.

Economize água!

Comentários

  1. Nauru wycieczki disse:

    Iˇ¦ve been exploring for a little for any high quality articles or weblog posts on this sort of house . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this site. Reading this info So i am happy to convey that I’ve a very excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I so much unquestionably will make certain to do not forget this website and provides it a glance regularly.

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.