quarta-feira , 7 de fevereiro de 2018

Dicas para curtir o Carnaval

blocos de rua

Na sexta-feira começa o Carnaval em várias cidades do Brasil! São milhares de blocos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes de Carnaval, trios elétricos e muitas outras atrações que agitam o feriado mais esperado do ano pela maioria dos brasileiros. Só no Rio de Janeiro, até o final do Carnaval desfilarão 464 blocos carnavalescos pelas ruas da cidade, espalhados pela Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste e Centro. Veja aqui no Blog a lista completa dos blocos de Carnaval no Rio!

Muita gente conta os segundos pra cair na folia, mas é preciso tomar alguns cuidados para ter um feriado tranquilo sem nenhum estresse, aproveitando da melhor forma possível. Veja abaixo algumas dicas importantes:

1 – Beba bastante água: é importante se hidratar para não sofrer de mal estar (com o calor, a pressão pode cair bastante, fazendo com que a gente se sinta fraco e tonto). Além disso, beber muita água retarda a embriaguez e diminui as chances de ter um ressaca horrível no dia seguinte. Afinal, ninguém quer curtir o primeiro dia e passar mal o resto do Carnaval inteiro, não é?

2 – Não dirija se tiver bebido: é extremamente perigoso dirigir sob efeito de álcool, e isso representa um risco à sua vida e à do próximo. Quando estamos embriagados, nossa atenção, concentração e visão ficam comprometidos, o que pode resultar em graves acidentes de trânsito. Não corra o risco de ver seu Carnaval se transformar em uma tragédia: se beber, vá embora de ônibus ou chame um táxi. Preço nenhum vale a sua vida.

3 – Diga não à violência: levante a bandeira branca, leve tudo numa boa e evite brigas e confusões. No Carnaval, quando as pessoas tendem a exagerar na bebida alcoólica, é preciso relevar algumas coisas para evitar grandes estresses.

4 – Use protetor e cuidado com o excesso de exposição solar: ir atrás de blocos e trios e até mesmo curtir uma praia requerem alguns cuidados para manter a saúde em dia. Use protetor solar para proteger a pele, procure usar também um chapéu ou boné e escolha roupas leves e frescas. Além do calor característico do verão, o tumulto dos blocos causado pela grande aglomeração de pessoas pode causar mal estar. Por isso, tente se proteger do sol e evite locais muito cheios onde é difícil até de respirar.

5 – Cuidado onde pisa: jamais ande descalço pelas ruas e, até mesmo nas praias, olhe sempre onde pisa. Nos dias de Carnaval, as pessoas infelizmente têm a tendência de encher a rua de garrafas, latas e outros itens que podem ser cortantes. Todo cuidado é pouco. Dê preferência a sapatos fechados ou tênis, especialmente quando for curtir blocos e trios elétricos.

6 – Não use jóias e não leve itens de valor: em grandes aglomerações estamos mais sujeitos à assaltos e furtos. Por isso, procure sempre ir só com a roupa do corpo, algum dinheiro e documentos essenciais. Evite levar bolsas e uma quantidade muito grande de dinheiro. Evite também usar jóias, relógios ou quaisquer outros itens de valor e opte por bijuterias. Uma dica bacana é usar aquelas pochetes invisíveis, que são colocadas por dentro do short ou da saia, na altura da cintura. Assim seus itens ficam mais seguros do que se colocados em bolsas ou bolsos.

7 – Cuidado com o que come: alimentos vendidos na praia ou em barraquinhas podem estar contaminados ou estragados. Por causa do sol e do mau armazenamento, alimentos como maionese e camarão têm grande facilidade de azedar, podendo trazer uma séria infecção intestinal que pode acabar com o resto do seu Carnaval. Por isso, não arrisque: prefira sempre alimentos leves, como frutas, verduras, legumes e grelhados, e não coma em qualquer lugar suspeito. Uma dica: aposte nas barrinhas de cereais, pois são leves, fáceis de serem transportadas, cabem num bolso e mantêm os níveis de glicose no sangue.

8 – Cuidado com o que bebe: não misture bebidas alcoólicas diferentes, pois isso aumenta muito as chances de você ficar embriagado mais rapidamente e de passar muito mal. Além disso, evite também comprar bebidas preparadas por desconhecidos e ambulantes, já que você não sabe as condições de higiene na hora da preparação e as substâncias que estão presentes na bebida. De forma alguma aceite bebidas de estranhos: no Carnaval, o famoso golpe do “Boa noite Cinderela” é muito frequente, justamente porque as pessoas estão mais receptivas e desencanadas. Por isso, todo cuidado é pouco.

9 – Marque sempre um ponto de encontro com o seu grupo quando for sair para um lugar cheio. As chances de se perder uns dos outros é grande por conta do tumulto, então é sempre conveniente e seguro combinar um lugar onde todos devem se encontrar caso isso aconteça. Como alguns podem estar sem celular, essa medida é muito útil e eficaz.

10 – Se for levar uma criança para a folia, identifique-a com uma pulseirinha com seu nome e telefone. Dê instruções à criança também caso ela venha a se perder de você. Fique de olho o tempo todo, pois em grandes aglomerações perder uma criança de vista pode ser questão de segundos.

11 – Mantenha a atenção: ao menor sinal de brigas e confusões, afaste-se imediatamente e tente se abrigar num local seguro. Por isso, é bom não ficar num lugar onde você não terá para onde correr nessas circunstâncias. Procure se posicionar com o mínimo de espaço para uma fuga.

12 – Leve com você alguns remédios básicos, como os de dor de cabeça, náuseas, azia e remédios para o fígado. Não precisa levar a cartela toda: corte da embalagem apenas 1 ou 2 comprimidos de cada e coloque no bolso. Pode ser muito útil, acredite!

13 – Preserve-se: sexo só com camisinha.

14 – Descanse: não é preciso curtir dia e noite todos os dias do Carnaval para se divertir. Procure dormir pelo menos 6h por noite para manter a saúde e a disposição. Não adianta nada curtir o máximo nos primeiros dias e estar um bagaço na metade do Carnaval. Por isso, alimente-se e durma bem para repor as energias.

15 – Se for viajar, verifique todos os itens de segurança do carro. Faça uma revisão antes de pegar a estrada para evitar acabar com o seu Carnaval por conta de um problema mecânico. Além disso, confira se a documentação está em dia e leve-a com você sempre que for sair com o veículo.

16 – Evite utilizar o carro: durante o Carnaval, as cidades turísticas ficam lotadas e é quase impossível trafegar de carro e estacionar. Por isso, sempre que possível prefira ir a pé para os lugares. Ou então utilize ônibus e vans legalizadas. Se não tiver outro jeito senão sair de carro, cuidado para não estacionar em locais irregulares e ter que arcar com uma multa salgada depois.

17 – Não deixe de tomar o café da manhã: é muito importante abastecer o organismo logo de manhã para aguentar o pique de um dia inteiro de folia. Come itens leves e saudáveis, como pães integrais com queijo branco, omeletes, frutas, iogurtes, sucos etc.Os carboidratos encontrados no pão são responsáveis por dar energia ao organismo, por isso, não abra mão de um pãozinho pela manhã antes de sair de casa.

18 – Nas praias, tenha bastante cuidado ao entrar na água, especialmente se já tiver ingerido bebida alcoólica. Nessa época, infelizmente é comum ter vários casos de afogamento por imprudência. Tenha cuidado também com lanchas e jetskis que estiverem próximos à praia, pois eles podem causar acidentes graves.

19 – Se alguém passar mal, se machucar ou se você encontrar uma criança perdida, procure imediatamente o Corpo de Bombeiros ou outro órgão responsável. Em casos de roubos, furtos, agressões ou qualquer coisa do tipo, não hesite em procurar imediatamente a Polícia.

20 – Procure não beber além da conta a ponto de perder a consciência e o juízo. Há milhares de pessoas que você não conhece à sua volta e pode ser muito perigoso beber demais e ficar incapaz de cuidar de si mesmo. Evite também sair sozinho(a) e passar por lugares muito escuros e desertos. Aproveite a festa, mas lembre-se de zelar pela sua segurança e saúde.

Além disso, uma outra dica muito útil: baixe no seu smartphone o aplicativo TeleListas Mobile e veja como ele pode lhe ajudar a qualquer momento e em qualquer lugar de forma simples e rápida. Com ele, é possível procurar por todo tipo de estabelecimento que você precisar perto de você, como bancos, farmácias, restaurantes, lanchonetes, hospitais etc. É uma ferramenta prática e muito útil, especialmente se você é turista e não conhece bem a localização dos estabelecimentos da cidade. O nosso app está disponível para os sistemas iOS, Android, Windows Phone e Nokia S40. Baixe hoje mesmo gratuitamente e tenha um grande aliado nesse carnaval!

E não se esqueça: dance, pule e aproveite a folia da melhor forma, mas sempre prezando por sua saúde e segurança. Divirta-se com juízo!

Bom Carnaval! =)

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.