quarta-feira , 29 de novembro de 2017

Stand Up Paddle: o esporte do verão!


O Stand Up Paddle, modalidade de surf que vem ganhando milhares de adeptos desde o último verão, parece que veio para ficar. São diversas as razões para que o esporte tenha caído no gosto de tanta gente. Para começar, a facilidade de iniciação é grande. No primeiro dia de prática, já se consegue remar e até ficar de pé na prancha. A partir daí, é só curtir e evoluir na modalidade.

Para quem ainda não conhece o famoso SUP – sigla como os moderninhos chamam o Stand Up Paddle – trata-se de uma modalidade de surf onde a pessoa fica de pé em cima de uma prancha larga e alta e, com o auxilio de um remo, desliza pelas águas de praias, rios, lagos e lagoas. Além de fascinar pelo fato de ser um esporte praticado ao ar livre – e, melhor ainda, na praia – o Stand Up Paddle é um esporte aeróbico completo. Trabalha com os principais músculos do corpo e promove uma intensa queima calórica. Para manter o equilíbrio constante, a pessoa precisa manter as pernas e o abdômen contraídos. Além disso, com o uso do remo trabalha-se intensamente os músculos dos braços.

Segundo praticantes e especialistas, o SUP, dentre todos os esportes de prancha, é o que oferece o melhor e mais forte exercício físico. É bom para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente. O surf com o Stand-Up exige muito do corpo e do preparo físico para que o remador consiga surfar as ondas e se virar bem dentro d´água. Você sente trabalhar todos os grupos musculares, os ligamentos e utiliza até princípios da yoga e do Pilates. Além disso, é ótimo para a mente, pois trabalha a concentração e proporciona ao praticante um contato incrível com a natureza.

O Supsurf, como também é conhecido, já caiu no gosto de vários famosos. Isis Valderde, Suzana Werner, Carolina Dieckman, Marcelo Serrado, José Loreto e vários outros já saíram por ai remando em cima de uma prancha. Para os iniciantes, o mais recomendado é que se procure uma escola de surf antes de começar a praticar o esporte, pois lá você aprenderá a se equilibrar na prancha, fazer manobras e manter a postura certa, além de se aprimorar a ponto de poder inclusive pegar ondas com sua Stand Up.

Quanto aos equipamentos, procure encomendar uma prancha e um remo com as medidas certas para sua altura, peso e objetivo. Pranchas ideais para mar e lago são diferentes, por exemplo. Tudo isso influenciará no seu equilíbrio e no seu desempenho. Procure um profissional ou uma loja de equipamentos de surf e se informe sobre a melhor opção para você. Veja abaixo algumas dicas para comprar sua primeira prancha e remo:

• Objetivo: Há pranchas de SUP ideais para ondas, ideais para longas remadas ou que servem para ambos, que são as híbridas. Saiba qual seu objetivo antes de procurar o modelo ideal. Quanto maior, mais estável e melhor para longas remadas. Os tamanhos começam a partir de 9 pés.

• Seu peso: Seu peso influencia bastante no tamanho e espessura da prancha. Por isso, pergunte a um professor qual é a mais indicada para você. Medidas acima de 30’’ de largura e 4 ½’’ de espessura são um bom ponto de partida para qualquer peso.

• Bico da prancha: Quanto mais bicudo, melhor para pegar ondas. E quanto mais arredondado, mais estável é a prancha (ou seja, melhor para remadas longas em águas paradas).

• Remo: Precisa ser cerca de 20 cm acima da sua cabeça, para uma remada confortável. Os modelos de fibra de carbono são os melhores, pois são bastante leves e fáceis de usar.

• Experimente antes de comprar: Uma dica valiosa é usar a prancha – ou alguma com as mesmas características que ela (comprimento, largura e espessura) – antes de comprar. Ela precisa ser confortável para você, e isso só utilizando para saber.

O custo inicial para começar a praticar o esporte é relativamente alto, cerca de 5 mil reais (prancha, remo, acessórios e aulas). Entretanto, não existe uma manutenção fixa e após a aquisição dos equipamentos é só se jogar no mar e curtir! Danos na prancha são extremamente raros nessa modalidade, o que aumenta muito a vida útil do equipamento.

E para você que gosta de esportes radicais e quer se aventurar, no TeleListas.net você encontra o telefone e o endereço de escolas de esportes radicais espalhadas por todo país.

Se animou? Veja abaixo algumas dicas importantes para quem está iniciando no SUP:

Use equipamentos de segurança: Colete salva-vidas e leash.

Cuide da postura: Alinhe os seus pés paralelamente, lado a lado (como se você estivesse parado). Afaste-os quase na largura de seus ombros. Flexione levemente os joelhos. Quando for remar, não incline o tronco para frente, apenas agache um pouco, levemente, e mantenha o tronco ereto, na vertical.

Não reme cansado: Respeite seus limites e não vá muito longe nas primeiras remadas.

Aprenda técnicas de queda: Elas são importantes para que o impacto seja menor, proporcionando menos danos ao seu corpo. Sempre que sentir que vai cair, agache-se tentando  restabelecer o equilíbrio. E, se for cair, tenha cuidado com pedras e locais muito rasos.

Reme em dias de pouco vento: Para iniciantes, remar em dias de muita ventania pode ser cansativo e frustrante. Por isso, escolha um dia de ventos calmos para começar a remar.

• Reme em locais conhecidos e de água parada: Quem inicia não tem nenhuma noção de manobras e do comportamento da prancha. Dessa forma, a iniciação em água parada é fundamental para sua segurança.

• Faça aulas para adiantar processos de conhecimento: Aconselha-se que o praticante faça algumas aulas, pois a prática orientada sempre proporciona um aprendizado mais rápido e seguro.

• Não reme sozinho: Talvez esta seja a dica mais importante para iniciantes. Nunca reme sozinho. Procure sempre a companhia de um amigo. Além de mais legal, é mais seguro.

 

Procure sua prancha de SUP, se matricule em uma escola de surf e boas remadas nesse verão! 

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.