terça-feira , 13 de junho de 2017

Dia do Turista: Tudo que você precisa saber para que sua viagem saia como planejado!

Blog_530x330_viajar

 

De acordo com pesquisa feita pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a atividade movimenta, em média,  R$492 bilhões somente no Brasil, tendo uma participação de 3,5% no nosso PIB. Ainda com os efeitos da recessão econômica, o Turismo se mantém bastante estável e nós sabemos o por que: faz parte do jeitinho brasileiro essa paixão por viagens!

Em homenagem, hoje é comemorado o Dia do Turista, aquele que ama explorar o desconhecido e desbravar novos caminhos. Alguns são bem viajados, já tendo precorrido distâncias de ônibus, avião, trem e até navio, enquanto outros possuem a ideia de viajar somente como um sonho (ainda) não realizado.

O nosso post de hoje é especialmente para esses turistas de primeira viagem – literalmente, e trouxemos algumas dicas para que sua viagem saia conforme o planejado e do jeitinho que você sempre quis. E para aqueles que já estão acostumados com os pés na estrada, sempre é bom relembrar alguns cuidados. Confira!

1 – Pesquise TUDO sobre o lugar que você quer ir

Veja a previsão do tempo para o período que você quer viajar, as atividades que o local oferece (e os valores), o preço da moeda local (se for para fora do Brasil) e os custos com alimentação, lembrancinhas e passeios. Veja, por exemplo, se haverá festivais, eventos culturais ou comemorações na cidade enquanto você estiver ali é sempre interessante, pois fará você aproveitar melhor a cultura local.

É bom também verificar se é exigida alguma vacina no local que você quer visitar. Aqui no nosso país, por exemplo, é preciso tomar vacina da febre amarela para ir à São Paulo, Minas e Bahia e fora do Brasil, países como Panamá, Nicarágua e Venezuela também começaram a ter essa exigência por conta dos surtos frequentes da doença.

Então, nada de planejar em cima da hora, hein? Seu cronograma de viagem e pré-viagem tem que ser todo feito com antecedência para que tudo saia conforme planejado.

2 – Bagagem

Viajar com malas enormes e pesadas não é nada confortável e no final das contas, quem leva muita coisa acaba não usando nada, então, fique de olho e leve somente o que precisar. Não esqueça de sapatos confortáveis. Apesar daquele saltão sair lindo nas fotos, viajar é explorar e conhecer lugares novos, então, caminhar é fundamental e você vai precisar de todo o conforto possível.

Outra coisa importante para ficar de olho é o excesso de bagagem. Caso vá viajar de avião, verifique junto a companhia aérea qual é o limite de bagagem estabelecido para o trecho que você vai percorrer, pois, caso esse limite seja excedido, será cobrada uma taxa. Ninguém merece, não é?

3 – Quando chegar

Ao chegar no seu destino, seja de ônibus ou avião, tenha em mente que precisará se locomover até a acomodação escolhida. O que acontece é que os transportes oferecidos nas rodoviárias e aeroportos são muito mais caros do que os transportes comuns, então pense bem. Se você está indo viajar com dinheiro contado e preza pela economia, pesquise antes por outras alternativas de transporte, como ônibus ou metrô.

Pode não ser tão confortável pegar transporte público com as malas, então, você precisa botar na balança sua prioridade: conforto ou economia.

4 – Troca de câmbio (para quem sai do país)

Troque seu dinheiro somente nas casas de câmbio autorizadas para não correr nenhum risco de ser enganado. É muito comum ser abordado na rua por pessoas que fazem ofertas ótimas e vendem a moeda local por um valor bem abaixo do valor de mercado. É óbvio que em um primeiro momento, quase temos o impulso de comprar, mas jamais caia nessa armadilha.

Pode se tratar da venda de dinheiro falso ou até mesmo de uma tática para levar o turista à um local para assaltá-lo. Afinal, não é só no Brasil que existe criminalidade, né?

5 – Cuidado com golpes de taxistas

É muito comum golpes em corridas de táxi em diversos lugares do mundo e até mesmo no Brasil. Se aproveitando de um turista que não conhece o caminho, eles dão voltas e mais voltas até chegar ao seu destino e o valor final da corrida sai muito mais caro.

Outra prática comum é cobrar um valor pré-estabelecido ao invés de usar o taxímetro, e obviamente, o valor do taxímetro seria muito mais em conta. Não é exatamente um golpe, mas é uma prática abusiva e nada vantajosa para os turistas.

Então, sempre que puder, verifique no seu celular o mapa do seu trajeto para saber se está tudo ocorrendo dentro dos conformes. Outra dica é usar sites de cálculo de tarifa de táxi, como o Tarifa de Taxi (Brasil) e World Taximeter (diversas cidades do mundo).

Viajar é com certeza uma experiência incrível, mas são muitos detalhes pra ficar de olho, se não, tudo pode se tornar um pesadelo. Seguindo essas dicas, sua viagem tem tudo para dar certo e os momentos, assim como as fotos, serão inesquecíveis. E se você, ainda assim, não se sente seguro para planejar uma viagem toda por conta própria, o ideal é buscar uma agência de turismo para te auxiliar no processo.

Encontre uma Agência de Turismo no Portal TeleListas.net

encontre empresas de dedetização

Somos o maior portal de buscas do Brasil e nossa base de dados é tão extensa que já serviu de auxílio para os buscadores Google e Bing, então, com certeza você pode encontrar uma Agência de Turismo bem pertinho de você, com profissionais prontos para te auxiliar no planejamento da sua viagem, seja na compra de passagens, reserva de hospedagem ou passeios e aluguel de carros. Acesse nosso Site ou faça download do nosso Aplicativo e comece a planejar agora a viagem dos sonhos!

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Gaby disse:

    Nossa adorei… Muito bom o texto !!

  2. Erika disse:

    Muito bem lembrado essa questão da vacina,
    hoje em dia é mais uma coisa que temos que nos preocupar:)

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.