segunda-feira , 27 de março de 2017

Você sabe como funciona a acupuntura e quais são seus benefícios? Vem conferir!

blog

 

A acupuntura é uma espécie de terapia milenar oriental, de origem Chinesa. No Brasil, ela chegou em 1908, mas estima-se que, no Oriente Médio, ela tenha sido utilizada desde o século XII. De tão conhecida, a técnica foi declarada como Patrimônio Cultural Intangível pela UNESCO.

A terapia consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo para curar doenças e auxiliar na melhora do bem estar. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

Mas como uma simples agulha pode fazer tanta coisa? Apesar de ser tão tradicional, a acupuntura ainda é alvo de muitas dúvidas quanto à sua eficácia. Então, vamos tentar desmistificar esse assunto. Confira!

Como funciona a acupuntura?

Nos últimos cinquenta anos, pesquisas tem sido realizadas – tanto na China quanto no Ocidente, para tentar desvendar o modo de funcionamento da acupuntura e o que todo mundo quer saber pode ser confirmado. Sim, a ciência explica o efeito da acupuntura!

A explicação, com bases fisiológicas, é a seguinte: a inserção das agulhas estimulam terminações nervosas presentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. Esses estímulos liberam uma espécie de mensagem que segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, possibilitando a liberação de neurotransmissores. Esses neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis por ações analgésicas, anti-inflamatórias, relaxantes musculares. Além disso, eles também atuam sobre as emoções, sistema endócrino e sistema imunológico.

Graças aos anos dedicados a pesquisa e a essa explicação,  hoje sabemos que os efeitos positivos da acupuntura não são um mito.

A acupuntura é medicina ou terapia alternativa?

No Brasil, a técnica é considerada uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e, ao contrário do que muitos pensam, não é uma terapia alternativa.

Qual é o profissional que faz a acupuntura?

O Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura defende que a prática da acupuntura, no Brasil, seja realizada por profissionais da área de saúde (médicos, cirurgiões dentistas e veterinários), dentro de seus respectivos campos de atuação.

As agulhas podem transmitir doenças?

A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo.

Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.

 

Muito legal, não é? Sua saúde pode ser transformada com uma técnica milenar e com pouco ou nenhum uso de medicamentos. Para quem opta por um estilo de vida mais natural, esse é o tratamento ideal. Só não pode ter medo de agulhas!

 

Encontre um acupunturista no Portal TeleListas.net!

encontre empresas de dedetização

Somos o maior portal de buscas do Brasil e nossa base de dados é tão extensa que já serviu de auxílio para os buscadores Google e Bing, então, com certeza você pode Médicos Acupunturistas aptos para te explicar melhor como funciona o tratamento e para executá-lo. Acesse nosso site ou faça download do nosso aplicativo e comece a procurar por empresas pertinho de você!

 

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.