quarta-feira , 8 de fevereiro de 2017

As Caixas de Gordura também precisam ser higienizadas!

Blog_530x330_limpeza

O que é Caixa de Gordura?

Este dispositivo fica localizado entre o cano que chega da pia da cozinha e a fossa ou rede coletora de esgoto, separando as gorduras da água usada na limpeza dos utensílios da cozinha. Sua estrutura evita que as gorduras vindas da pia se instalem na tubulação, causando a obstrução destes canos por acúmulo de materiais gordurosos e entupindo a fossa ou mesmo a rede de esgoto da rua.

A caixa de gordura deve ser instalada na saída da água utilizada na pia e na máquina de lavar louças e antes de chegar à rede pública de esgoto, é um pequeno tanque que retém a gordura lançada na pia ou presente na louça e panelas das casas e restaurantes. Quando esfria, a gordura se transforma em blocos sólidos que se fixam nas paredes das tubulações, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, e, por conseqüência, provocando entupimentos e transbordamentos. Se a rede coletora de esgoto estiver entupida, há risco de o esgoto retornar para dentro do imóvel.

A gordura causa obstrução da rede de esgoto. Para cada situação, uma equipe de manutenção  da rede coleta de esgotos precisa interromper seus serviços e deslocar-se até o local para fazer a limpeza e desentupir a rede. A gordura vai parar na rede de esgoto porque há imóveis onde a caixa de gordura não foi instalada. A função da caixa é reter este tipo de material, que, periodicamente, deve ser retirado da caixa e destinado adequadamente.

A caixa retém a gordura porque esta não se mistura com a água. A gordura acaba boiando na superfície da caixa e a água utilizada na cozinha segue, então, pela tubulação de esgoto.

Fica a dica: O óleo de fritura nunca deve ser despejado na pia porque vai se acumular na caixa de gordura. Também não deve ser jogado nas bocas de lobo ou bueiro por onde é escoada a água da chuva, pois pode contaminar o solo ou a água. A orientação é guardá-lo em um vidro. Quando o vidro estiver cheio, entregar em postos de coleta.

A importância de higienizar a Caixa de Gordura:

É importante verificar as condições da caixa de gordura a cada 30 dias ou com frequência maior, caso na cozinha sejam lavados utensílios muitos engordurados, ou se há o uso constante de óleo de fritura, seja em frigideiras ou chapas. Uma caixa entupida pode causar mau cheiro e vazamentos através da tampa, entupimento da rede interna, retorno do esgoto para dentro das casas pelos ralos e escoamento lento no ralo da pia.

A falta de limpeza de sua caixa de gordura poderá lhe causar alguns transtornos como:

– Transbordamento através da tampa;

– Entupimento das canalizações;

– Escoamento lento da água pelo ralo da pia;

– Mau cheiro.

As empresas responsáveis pela limpeza de fossas sépticas também fazem a limpeza das caixas de gordura e você pode encontrar uma dessas empresas pertinho de você através do Portal TeleListas.net!

encontre empresas de dedetização
 

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Izzy Rainner disse:

    Adorei a materia e o site, parabens!!

  2. Aurea Alves disse:

    Gostri muito do blog, parabens!!

© TeleListas 2019.