quinta-feira , 26 de janeiro de 2017

Tudo que você precisa saber para realizar o sonho de ter uma piscina

16142880_1270184089717140_6663145134069716783_n

Moramos em um país tropical e na maioria dos Estados, é calor o ano inteiro. Porém, com a chegada do Verão, a temperatura aumenta de uma forma impactante até para aqueles que já estão mais acostumados e procuramos pelas mais diversas formas de refrescar o corpo. Sonho de consumo de muitos, a piscina é uma das formas mais queridinhas de dar um chega pra lá no calor do Verão.

O que acontece é que este sonho poucas vezes se torna realidade, tanto por sua complexidade quanto pelos altos custos de construção e manutenção. Mas calma, nada é impossível. Com um planejamento adequado, é possível se organizar financeiramente para fazer a tão desejada piscina. Neste post, contamos tudo que você precisa saber para realizar este sonho de Verão!

Tipos de Piscina

Concreto

A piscina de concreto é a mais cara por ter acabamento mais sofisticado. É a famosa piscina de azulejo, que vemos nas mais lindas mansões de cinema. Existem diversos tipos de azulejos e pastilhas, podendo deixar a piscina com a sua cara. Apesar do seu custo inicial elevado, as piscinas de concreto possuem uma ótima relação custo-benefício pois duram bastante. Podem ocorrer rachaduras no revestimento, por isso, recomenda-se a troca deste material a cada 10 anos.

Vinil

As piscinas de vinil são mais baratas que as de concreto principalmente pelo fato do vinil já servir como revestimento e impermeabilizante. Outra vantagem é que, por sua superfície ser lisa, não acumula tantas bactérias como nos rejuntes dos azulejos. Porém, as piscinas de vinil podem deixar a desejar no quesito durabilidade, pois com o uso frequente do cloro, o material acaba desbotando, ressecando e ficando suscetível a rasgos.

Fibra de Vidro

As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas e, por isso, são bem mais rápidas e práticas de se instalar do que os outros tipos. Além disso, o custo-benefício é ótimo e a durabilidade e sua resistência a vazamentos também. Um outro benefício fundamental a ser destacado é que as piscinas desse tipo são bem mais fáceis de limpar por serem lisas. Mas, para poder desfrutar de todos esses benefícios, é importante escolher uma piscina de um fabricante de qualidade.

Cuidados com a piscina

Impermeabilização da piscina

As piscinas de fibra de vidro já são impermeabilizadas de fábrica. Isso significa que a água de dentro da piscina só vai vazar se o material tiver algum furo. Já no caso das piscinas construídas, independentemente do material utilizado, é preciso fazer a impermeabilização, que é muito parecida com a de uma laje de cobertura. Para fazer o processo, comumente são utilizados produtos como manta asfáltica ou tinta impermeabilizante. A impermeabilização é de extrema importância pois dá à piscina maior durabilidade ao evitar vazamentos e problemas de longo prazo.

Filtragem

A piscina deve ter um ralo de fundo e um sistema que mantenha a água circulando. Para isso é necessário uma bomba de água e um sistema de filtragem (os mais comuns são os filtros de areia). As dimensões da bomba e do filtro têm relação direta com o volume de água da piscina, e uma loja de equipamentos pode facilmente calcular qual equipamento é o ideal.

A bomba faz com que a água circule pelos retornos, aqueles bocais localizados nas paredes da piscina. Eles ficam posicionados de forma a fazer a água circular em direção ao ralo de fundo, que a envia para o filtro, onde ela é tratada e retorna para o tanque.

Tratamento da Piscina

A piscina precisa ser tratada, em média, a cada 3 dias, pois é um local com altíssimo acúmulo de bactérias. Para ajudar a manter a piscina mais limpa, tomar uma chuveirada e lavar os pés antes de entrar é uma boa opção. A manutenção da piscina custa a partir de 70 reais por mês e a limpeza consiste em colocar cloro na água e aspirar o fundo. Usar um acessório para tirar as folhas e outros resíduos que ficam na superfície também é necessário.

E aí, já se inspirou para construir sua piscina? Com as nossas dicas, você pode se planejar para o próximo Verão e passar os dias de calor como sempre quis: com sombra e água fresca!

Encontre Piscinas no Portal TeleListas.net!

Somos o maior portal de buscas do Brasil e nossa base de dados é tão extensa que já serviu de auxílio para os buscadores Google e Bing, então, com certeza você pode encontrar Lojas de Piscina e também Empresas de Construção Civil para realizar seu projeto bem pertinho de você! Acesse nosso site ou faça download do APP!

encontre empresas de dedetização
 

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Mauro Filho disse:

    Muito legal as dicas. Eu coloquei à pouco uma piscina de fibra aqui em casa, depois de bastante tempo economizando. Foi o melhor investimento para a família. Escolhi a fibra pelos motivos citados, ela é bem pratica de instalar ficou tudo pronto em uma semana de trabalho. Claro, a beleza de uma de material nem se compara, mas a realidade nos limita kkkk. Espero que dure vários verões aqui.

  2. Criação e otimiza disse:

    Excelente post

© TeleListas 2019.