terça-feira , 3 de janeiro de 2017

Febre Food Truck – Como surgiu e onde encontrar

blog_530x330_foodtruck

É cada vez mais comum – principalmente nos grandes centros urbanos, andarmos pela rua e encontrarmos estes trailers super descolados que vendem as mais diversas comidinhas. Tem de tudo: hambúrguer artesanal, churros gourmet e até mesmo degustação de cervejas. Conhecidos como Food Trucks, eles realmente vieram para ficar. Confira como surgiu essa moda e onde encontrar um Food Truck pertinho de você!

Com a necessidade de alimentar os inúmeros pastores de boiada que passavam meses na estrada após a guerra civil, surgiu o chuckwagon texano, criado por Charles Goodnight em 1866. Percebendo o quão difícil era cozinhar durante viagens de boiadas, Goodnight pegou uma robusta carroça, construiu prateleiras e gavetas internas e a equipou com utensílios de cozinha, condimentos e primeiros socorros. A comida baseava-se em grãos e farinhas não perecíveis e a carne consumida era bovina ou suína, seca, salgada ou defumada e muito gordurosa.

• Na década de 1890, já era comum ver carroças de comida servindo trabalhadores noturnos em grandes cidades como Nova York. The Owl foi a líder das carroças noturnas.

• No final dos anos 50 vieram a versões posteriores às carroças: os roach coaches. As cantinas móveis eram autorizadas a servir refeições em bases militares.

• O ressurgimento dos food trucks aconteceu no período pós-recessão, nos anos 2000. Chefs de restaurantes sofisticados, cozinheiros experientes, se viram sem emprego e encontraram no food truck uma opção óbvia.

Esta foi a evolução dos Food Trucks na terra do Tio Sam, onde esta moda foi lançada. Apesar de ter demorado um pouquinho mais para chegar aqui no Brasil, nós já temos o hábito de comer comidas de rua desde que nos entendemos por gente. Churrasquinho, pastel, pipoca, tapioca, churros e até mesmo Yakisoba, mas sempre em barraquinhas muito simples.

Os Food Trucks mais robustos, pintados e customizados começaram a chegar no país por volta de 2013, primeiro em São Paulo – a metrópole que lança tendências – e depois chegou ao Rio e às outras cidades. A diferença deles para as barraquinhas de rua é a proposta do paladar diferenciado, de experimentar uma comida gourmet de qualidade com a simplicidade que o Brasileiro tanto gosta.

Deu até fome, não é mesmo? Então a solução é visitar um Food Truck!

Encontre Food Trucks no Portal TeleListas.net!

Somos o maior portal de buscas do Brasil e nossa base de dados é tão extensa que já serviu de auxílio para os buscadores Google e Bing, então, com certeza você pode encontrar um Food Truck pertinho de você e fazer aquele lanchinho de lamber os beiços!

encontre empresas de dedetização

 

Comentários

  1. Joyce disse:

    Realmente App muito útil! Esses dias fui numa feira de foodtruck e fiquei perdido pra encontrar o que eu queria!
    Acho que vou baixar… Só assim kkkk

© TeleListas 2019.