quarta-feira , 19 de outubro de 2016

Pensando em ser publicitário? Veja em que áreas você poderá atuar!

publicitario_blog_530x330

O curso de Publicidade e Propaganda é, sem dúvidas, um dos  mais procurados nos vestibulares do Brasil e mesmo assim, muitas pessoas não sabem ao certo o que faz um Publicitário. Quando os jovens vão dar a notícia do curso escolhido à família, é normal a interrogação no olhar dos pais e mães, que acreditam que a Publicidade se resume somente aos anúncios que vemos na TV.

Os pais esperam uma explicação detalhada dos filhos e nem sempre conseguem entender perfeitamente. Isso porque, ao contrário de algumas carreiras onde as opções de atuação são poucas, a Publicidade abrange vários cargos diferentes e é necessária não só nas Agências de Propaganda, mas em empresas de diversos segmentos. Para acabar com essa dúvida, confira aqui as áreas de atuação em Publicidade!

O atendimento

Responsável pela captação e atendimento, o profissional deste departamento tem o objetivo de conquistar novos clientes para as agências em que trabalham, entender as necessidades desses novos negócios pensando em como a publicidade poderá ajudar. Essa área é responsável também por mediar o diálogo entre a agência e o cliente, visando sempre a boa relação entre ambos.

A criação

A equipe de criação recebe o briefing (documento que contém todas as informações do cliente e também da concorrência) do atendimento como o ponto de partida para desenhar a peça publicitária. Criatividade, senso crítico e agilidade são algumas características observadas nos profissionais desta área. Ter conhecimento sobre ferramentas técnicas de edição de imagens e vídeos, por exemplo, úteis na construção do anúncio, é condição fundamental.

O planejamento

Como aproveitar da melhor forma o orçamento disponível para determinada campanha? Quais as estratégias mais adequadas para que a agência obtenha êxito e satisfaça as necessidades do cliente? Essas são algumas questões que o planejamento deve resolver. O planejamento também é responsável por fazer pesquisa de mercado para entender a percepção do público em relação ao produto que será trabalhado na campanha. Essa etapa envolve consultas a banco de dados via internet e até mesmo ir às ruas coletar informações para um estudo mais denso.

A mídia

Se o atendimento está em contato direto com o cliente, o pessoal de mídia, por sua vez, tem relação com os veículos de comunicação. Baseando-se nas pesquisas e estudos feitos pelo planejamento e também no orçamento disponível, a mídia estuda estratégias adequadas de circulação da campanha.

A estratégia de veiculação de anúncios em TV, jornais e revistas é elaborada pelo profissional de mídia. O objetivo é impactar o maior número de pessoas possível otimizando os custos. Boa comunicação e poder de barganha não podem faltar para quem deseja ter sucesso trabalhando com mídia.

Analista de mídias sociais

As mídias sociais são onde os brasileiros passam a maior parte do tempo quando acessam a internet. Empresas que prezam por boa reputação têm perfil nas redes e estão em constante diálogo com sua audiência.

A função do analista é produzir conteúdo online, administrar as páginas das empresas e monitorar a fim de saber o que o publico está falando a respeito do cliente. Entender de software de edição de imagens é um diferencial.

Analista de SEO e SEM

A profissão surgiu para atender uma demanda relativamente nova: o marketing de busca. As pessoas criaram o hábito de procurar informações sobre produtos e serviços pela internet e os mecanismos de buscas desenvolveram formas eficazes para empresas anunciarem para clientes em potencial.

O profissional de SEO é responsável por criar campanhas publicitárias especificamente para a internet (mecanismos de busca e redes sociais), além de desenvolver estratégias para ranquear o site do cliente nas melhores posições dos resultados de busca. A forma de explorar esse mercado pode ser como autônomo ou freelancer.

Diretor de Arte

Revistas e jornais são os veículos mais comuns do impresso, mas o publicitário também pode atuar no mercado gráfico com livros. O trabalho aqui é de diretor de arte, que engloba a concepção geral do design e identidade visual do material. Vasto conhecimento em ferramentas técnicas é imprescindível.

Diretor de fotografia

Responsável pela composição das imagens que ilustrarão o trabalho correspondendo a uma estética e conceito. Chegar ao cargo de diretor requer muita experiência e amplo conhecimento em fotografia.

Diretor de Marketing

O departamento de marketing é responsável por criar uma boa relação com o público, desenvolvendo promoções, ações de ativação, dentre outras estratégias capazes de gerar receita para o negócio.

Percebeu o mundo de oportunidades para quem pretende trabalhar com publicidade e propaganda? Agora nos conte qual dessas áreas você mais se interessa e porque. Comente o post e venha participar da conversa.

Se interessou pela área de Publicidade? No Portal TeleListas.net você pode encontrar Universidades para cursar sua graduação e também, Cursos de Pós-Graduação para aperfeiçoar seu conhecimento. Conhecimento é poder!

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.