terça-feira , 27 de setembro de 2016

Saiba como escolher a barraca de acampamento ideal

feet-morning-adventure-camping

O verão está chegando e já vai batendo aquela vontade de visitar as mais belas praias. Enquanto uns não dispensam o conforto de um bom hotel, outros são mais aventureiros e optam por acampar, pois além de economizar, é possível ter um contato mais próximo com a natureza e desfrutar de paisagens belíssimas.

Uma das primeiras questões que os campistas consideram é a escolha da barraca, que muitas vezes, gera dúvida. Existem diversos modelos, com os mais variados preços, e algumas chegam a ser bem caras. Será que vale a pena o investimento? Confira os critérios para escolher a sua barraca ideal!

Tamanho da barraca:

Existem barracas para 1, 2, 4, 6 8 ou mais pessoas e na hora da escolha é preciso levar em consideração quantas pessoas vão acampar e a quantidade de bagagem. Na maioria das vezes, uma barraca para 2 pessoas não é suficiente para um casal, pois além das duas pessoas, a barraca terá que comportar os pertences de cada um. Neste caso, para viajar confortavelmente, o ideal seria comprar uma barraca para 4 pessoas. A barraca sempre precisa comportar um número maior do que o de pessoas que irá abrigar, por conta da questão das bagagens.

Coluna d’água:

A coluna d’água diz respeito a impermeabilidade da barraca, ou seja, informa a quantidade de chuva que ela suporta. Algumas barracas não suportam uma garoa, enquanto outras, aguentam temporais fortíssimos, isso graças ao índice de impermeabilidade do material. No verão, as chuvas são muito comuns, mas, mesmo que não esteja para chover no dia da sua viagem, vale a pena investir em uma barraca com uma boa coluna d’água para poder usar em outros acampamentos e em outras estações do ano.

Mais de 3000 mm – Recomendada para situações mais extremas.

De 2000 a 3000 mm – Boa resistência a temporais ou chuvas por vários dias.

De 1000 a 2000 mm – Resistência a chuvas normais (ou até fortes), por período não muito longo.

De 600 a 1000 mm – Resistência apenas para chuvas fracas e rápidas.

Menos de 600 mm – Não recomendada para usar na chuva

É possível verificar a coluna d’água da barraca nas especificações técnicas do produto, tanto na embalagem, como na loja online.

Costura da barraca:

Para quem pretende usar a barraca em situações de chuva, existe outro fator para verificar: a costura da barraca. Se a costura não for selada, mesmo que a barraca tenha uma boa coluna d’água, as gotas podem acabar escorrendo para a a parte interior, molhando tudo e causando desconforto. Caso a costura não seja selada, existe um produto chamado selador de costura, que deve ser aplicado na costura da barraca para evitar a entrada de água.

Peso da barraca:

Para quem pretende fazer trilhas e trekking carregando a barraca, é sempre bom se atentar ao peso. Algumas barracas, principalmente as que comportam mais pessoas, podem ser muito pesadas, portanto, se você pretende caminhar levando sua barraca, preste atenção ao peso e procure comprar a barraca mais leve possível.

Material das varetas:

As varetas de alumínio são as de maior qualidade, pois podem molhar sem que ocorra corrosão do material e em locais de muito vento, evitam que a barraca seja levada, porém, o material é mais pesado. As varetas de fibra de vidro são mais leves e apresentam maior flexibilidade, mas acabam entortando com ventos fortes ou rachando com o tempo. Neste caso, para escolher é preciso ver o que importa mais para você: durabilidade ou leveza.

Com essas dicas, você já pode começar a pesquisar e escolher sua barraca garantindo uma viagem mais segura e livre de perrengues. No Portal TeleListas.net você encontra lojas de material para camping, barracas e muito mais! Antes de planejar seu acampamento, dá uma passadinha lá!

 

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.