segunda-feira , 8 de agosto de 2016

Atividades extracurriculares valorizam o currículo a ajudam a empreender

Blog_mo

Trabalho voluntário, cursos de idiomas, de empreendedorismo e de informática são ótimas opções para completar horas complementares

Experiência e formação sólida e diversificada são aspectos que se complementam para a criação de um ótimo currículo, que chame a atenção de recrutadores. Nem sempre são necessários anos de atuação no mercado de trabalho para se obter experiência, tampouco dezenas de cursos de pós-graduação e extensão para conseguir a formação desejada. É possível obter experiência e formação durante a graduação. A forma mais simples é aproveitar bem as atividades extracurriculares. Esse tipo de atividade é obrigatória de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação editadas pelo Ministério da Educação.

As atividades extracurriculares estão relacionadas à forma como o indivíduo se posiciona na sociedade, como ele põe habilidades e conhecimentos em prática, sobretudo no tocante às atividades realizadas fora do ambiente acadêmico. As atividades complementares mostram como o indivíduo se relaciona coletivamente e traçam um perfil do profissional, transmitindo dinamismo e extensa variedade de competências. Apesar da grande variedade de cursos interdisciplinares, esse tipo de atividade não deve ser encarada apenas como uma burocracia para completar o curso: elas são ótimas oportunidades para dar uma turbinada no currículo.

Experiência é uma palavra de ordem do mercado de trabalho. E não necessariamente essa vivência exigida reside na quantidade de empresas nas quais o candidato tenha trabalhado. Estágios e trabalhos voluntários conferem experiência e mostram engajamento e comprometimento, características desejadas por qualquer recrutador. Conheça outras atividades que podem fazer toda a diferença na hora de disputar uma vaga.

Língua estrangeira

Comunicação é tudo. Além de dominar a Língua Portuguesa, saber um segundo e até mesmo terceiro idioma é imprescindível. Foi-se o tempo em que ter fluência em um segundo idioma representava um diferencial: nos dias de hoje, saber falar outra língua é requisito mínimo. Prepare-se por meio de cursos, intercâmbios, imersões e aproveite a internet para treinar com falantes nativos.

Informática

Outra habilidade importantíssima no mercado de trabalho atual é o domínio de conhecimentos básicos de informática. Ainda assim, certos tipos de profissões demandam um plus além do básico e exigem conhecimentos avançados de informática e softwares. Você complementa sua grade com total praticidade e tem a liberdade de escolher qual horário será reservado para os estudos. No site da Prime Cursos, por exemplo, você encontra grande variedade de cursos complementares de informática. A maior vantagem é que as atividades são gratuitas.

Liderança/Empreendedorismo

Você já esteve à frente de algum projeto? Adicione sua experiência no currículo: recrutadores têm interesse em saber se o candidato já esteve em algum posição que exigisse gerenciar e resolver crises. O espírito empreendedor de liderança é visto com bons olhos e agrega valor para o currículo.

Projetos de iniciação científica e pesquisa integrada

Se você já fez parte de algum grupo de pesquisa, participou de simpósios, seminários e eventos acadêmicos, saiba que esta é uma excelente forma de mostrar seu comprometimento. Além de contribuir para a formação profissional, esse tipo de atividade demonstra interesse e espírito de equipe.

Esportes

Se você já esteve envolvido com esportes (jogou pela escola ou pela faculdade), saiba que isso é excelente para o seu currículo. Isso significa que você sabe trabalhar em equipe e de se relacionar bem com as pessoas, mesmo sob pressão. Candidatos esportistas passam uma imagem positiva de competitividade, qualidade fundamental que todo profissional precisa ter.

Com o mercado de trabalho tão competitivo, é importante se destacar e ter um diferencial. Essas atividades extracurriculares representam uma ótima chance de dar um up no seu currículo e, consequentemente, na sua carreira. E aí, você pratica alguma dessas atividades? Conta pra gente nos comentários!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.