sexta-feira , 13 de maio de 2016

O que levar em consideração na hora de comprar um carro?

Blog_530x330_automovel

 

Dia 13 de Maio de de 1926 foi inaugurada a primeira rodovia brasileira totalmente pavimentada com placas de cimento e em decorrência deste acontecimento, foi criado o Dia do Automóvel.

Quem tem carro, sabe: é só praticidade e conforto, seja na hora de fazer uma viagem ou de fugir do caótico transporte público. Mas, para quem não tem esse objeto de desejo e quer adquirir, é preciso muito cuidado na hora da escolha, principalmente se a compra vai ser um automóvel de segunda mão. Para não cair em furada, separamos para você alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de comprar seu carro. Confira!

#ficaadica: O primeiro passo é verificar a documentação do veículo para saber se não é roubado ou se não tem multas pendentes. Caso a documentação esteja toda dentro dos conformes, os próximos passos consistem em verificar a estrutura do carro.

#ficaadica: Verifique o motor. Caso esteja saindo muita fumaça, pode estar ocorrendo queima de óleo e o carro precisará de conserto.

#ficaadica: É necessário também checar se a embreagem está pesada. A embreagem dura em média 70/80 mil km, e caso esteja desgastada, é necessário fazer uma reposição. Quanto mais caro o modelo do carro, mais cara a embreagem.

#ficaadica: Nos vidros do carro, devem aparecer o número do chassi. Caso não haja o indicador do chassi em todos os vidros, é provável que o carro já tenha passado por uma troca de vidros decorrente de batidas. Um carro que já bateu, é um carro que dará problemas mecânicos com mais facilidade.

#ficaadica: Se o capô estiver opaco ou com textura de casca de laranja, pode ser que tenha passado por uma repintura. Mas, na pior das hipóteses, o carro pode ter batido de frente. Nesse caso, o ideal é levar para um mecânico fazer a verificação de quais peças foram substituídas na parte da frente do carro. Dependendo da avaliação do mecânico, será possível diagnosticar se o carro já bateu ou não.

#ficaadica: O pneu é um forte indicador de problemas. Caso o pneu esteja demasiadamente desgastado e a kilometragem do carro não ultrapasse 45 mil km rodados, pode haver problemas na suspensão. Nesse caso, o ideal é levar o carro para um mecânico levantá-lo e checar a suspensão para garantir que esteja alinhada. Além do pneu desgastado, a suspensão desalinhada pode causar instabilidade no carro, principalmente em altas velocidades. Fique de olho na sua segurança.

#ficaadica: Um carro que passou por enchente também pode dar problemas em médio/longo prazo. Para saber se isso ocorreu, identifique o odor do carro. Caso haja algum odor forte, de mofo, tire o step do porta-malas e verifique a chave de roda e o macaco. Esses elementos ficam enferrujados caso o carro passe por enchente e podem ser aliados nessa descoberta.

Para quem não tem tanta experiência no assunto ou nunca comprou um carro na vida, essa checklist pode ser um tanto confusa. Nesses casos, o ideal é levar o carro para ser verificado em uma oficina mecânica ou concessionária, onde podem fazer um diagnóstico preciso do estado do carro. No portal TeleListas.net  você pode encontrar esses estabelecimentos pertinho de você. Para facilitar mais ainda, você pode também usar nosso aplicativo, disponível para Android, iOS e Windows Phone!

app

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.