quinta-feira , 7 de abril de 2016

Como anda sua saúde? Veja dicas para adotar uma vida saudável!

Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, que tem como principal objetivo alertar a população acerca dos cuidados a serem tomados com nossos corpos.

Um estudo publicado na revista científica Lancet constata que um quinto da população brasileira sofre com obesidade. Parece pouca coisa, mas esse número representa aproximadamente 30 milhões de pessoas. Como nós sabemos, o excesso de peso na maioria dos casos é ocasionado por sedentarismo e má alimentação, sendo uma grande porta aberta para doenças como diabetes, pressão alta e diversas doenças cardíacas de alto risco.

Curiosamente, na mesma semana em que comemora-se o Dia Mundial da Saúde, também são comemorados o Dia do Kung Fu e o Dia da Natação, que são dois esportes aliados na luta contra o sedentarismo.

O Kung Fu é uma arte marcial originária da China, mais precisamente, no Templo Shao-Lin. Como a maioria das artes marciais, o Kung Fu é ótimo para o conjunto do equilíbrio entre o corpo e a mente, além de auxiliar no emagrecimento, ocasionar melhora no equilíbrio e nos reflexos, promover o fortalecimento do corpo e melhorar a coordenação motora. O Kung Fu pode ser praticado em academias de artes marciais ou em academias desportivas que disponibilizam essa modalidade de luta.

A natação é muito conhecida desde a época da Grécia e Roma antigas, pois os soldados praticavam o esporte como forma de diversão e também como uma maneira de recuperação terapêutica contra atrofia muscular, frequentemente causada nas batalhas. Ainda hoje, a natação é bastante popular, seja como recreação ou como esporte olímpico, possuindo diversas modalidades.

A natação é um ótimo exercício aeróbico, proporcionando uma alta queima calórica. Além disso, auxilia no controle do colesterol, melhora a saúde do coração, fortalece os músculos e promove a flexibilidade, e o melhor de tudo: como é praticada na água, não tem impacto muscular, ao contrário de outras atividades físicas. O esporte é praticado em algumas academias, que oferecem a estrutura necessária, ou em escolas de natação.

Para quem quer se exercitar, existe uma grande variedade de atividades físicas para todos os gostos, mas somente isso não é o suficiente. Adquirir hábitos de alimentação saudável também é essencial para manter a saúde em dia. Em uma outra matéria aqui no blog, a Janice Petillo, que é nutricionista e anunciante do portal TeleListas.net, deu dicas para cuidar da alimentação. Vale a pena conferir!

Neste Dia Mundial da Saúde aproveite para refletir sobre seus hábitos e tentar mudá-los, em prol de uma vida mais saudável, recheada de bem estar e felicidade. Não se esqueça: a saúde é maior riqueza do ser humano!

 

 

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.