segunda-feira , 31 de agosto de 2015

Nutricionista Janice Petillo dá dicas de como cuidar da alimentação

Imagem: Freepik.com

Imagem: Freepik.com

No dia 31 de agosto comemora-se o dia do nutricionista. Dia de parabenizar a todos os profissionais da área e também para chamar atenção para a importância de uma alimentação saudável e correta no dia a dia, não apenas com objetivos estéticos para se adequar a um padrão de beleza, mas para se alimentar de acordo com as necessidades nutritivas de cada organismo.

Entrevistamos a nutricionista Dra. Janice Petillo, formada em nutrição pela Universidade Federal do Pará, especialista em fitoterapia e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Samel em Manaus e também é anunciante aqui no TeleListas.net. Ela nos nos deu algumas dicas de como seguir uma alimentação mais saudável. Confira:

Há um mito de que a alimentação do brasileiro por si só já é balanceada. Você concorda?

Janice Petillo: No Brasil, somos privilegiados pela grande variedade de peixes, frutas e legumes que temos a nossa disposição. Temos tudo para realmente ter uma alimentação balanceada, porém, nossos hábitos alimentares influenciam fortemente para que tenhamos uma alimentação rica em carboidratos, gorduras e açúcares, o que contribui significativamente ao aparecimento de doenças, como dislipidemias, esteatose hepática, diabetes e hipertensão.

Assim, a alimentação é balanceada sim, porém ainda está faltando mais conscientização para realização de uma Reeducação Alimentar e mudanças de nossos hábitos alimentares para se ter uma vida mais saudável e feliz. É sabermos utilizar nossa riqueza alimentar de forma mais inteligente.

Qual a importância de se preocupar com a alimentação no cotidiano para o cidadão comum? E quando saber a hora de procurar um nutricionista?

Janice Petillo: A prática diária de bons hábitos alimentares, como ingerir oito a dez copos de água por dia, alimentar-se a cada três horas, comer devagar e em local tranquilo e aconchegante, mastigar muito bem os alimentos antes de ingerir, evitar alimentos secos e frituras, assim como os fast foods, prática de atividade física, são os cuidados básicos que um cidadão comum deveria ter para evitar problemas de saúde relacionados à alimentação inadequada.

Excesso de peso, dislipidemias, problemas gastro-intestinais, hepáticos, renais, hábitos alimentares mais saudáveis, são alguns dos motivos que deveriam fazer um cidadão procurar um nutricionista.

Qual o papel do nutricionista durante o processo de tratamento de seus pacientes?

Janice Petillo: Sempre digo aos meus pacientes que 50% do sucesso dele é responsabilidade minha e ou 50% é de responsabilidade dele.

Portanto, orientar bem, passar confiança, conversar, ser amigo, procurar ouvir e entender o paciente e suas adversidades, seus medos, angústias, os reais motivos que o trazem, ir além do olhar clínico, é olhar no olho do paciente. Tudo isso são fundamentais para o sucesso de um tratamento. O nutricionista tem que ser um pouco de psicólogo, sim! Rsrs…

Nutricionista é muito associado à idéia de que pessoas o procuram para emagrecer. No que o seu trabalho se diferencia disso?

Janice Petillo: Hoje, por trabalhar em hospital também, a maioria de meus pacientes me procuram para tratamento de alguma patologia, entretanto, com o grande crescimento na área da nutrição estética, alimentação detox e fitoterapia, essa prática vem se modificando. Muitos pacientes também me procuram para obter orientações de como manter a saúde e/ou melhorar seu padrão de beleza (que ele mesmo criou ou viu em canais de comunicação e quer adotar) através de hábitos alimentares mais saudáveis, e que causem mais jovialidade e longevidade. Porém, com isso também houve aumento significativo de pessoas que apresentam distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

Nutricionistas trabalham em cima de um padrão de corpo e beleza?

Janice Petillo: Trabalhamos, na verdade em cima de tudo, pois uma coisa leva a outra. Quando você tem hábitos alimentares mais saudáveis, você tem mais saúde, mais disposição, fica com a pele mais bonita, cabelos mais sedosos e unhas mais brilhantes, automaticamente fica mais bonito, tanto por dentro, quanto por fora, que é o mais interessante. Aquele ditado de que “você é o que você come” se encaixa perfeitamente a essa pergunta.

Nosso padrão sempre é determinado pela individualidade de cada paciente que chega pra acompanhamento com a gente. Nossa meta sempre será o seu objetivo.

Por último, pode nos dar algumas dicas de alimentos que não podem faltar na mesa da família brasileira?

Janice Petillo: Dentre os alimentos que se destacam estão:

FIBRAS SOLÚVEIS encontradas em: aveia, centeio, cevada, Feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, maçã, banana, frutas cítricas, cenoura, aipo, couve;

FLAVONÓIDES encontradas em: chá verde, cereja, uva, morango, amora, jabuticaba, berinjela, soja, cenoura, salsa, abóbora, brócolis, frutas cítricas, couve;

ÁCIDOS GRAXOS MONOINSATURADOS encontrados nos: Óleos de canola, oliva, arroz;
• ÔMEGA 3 encontrados em: peixes em geral e linhaça;

ÔMEGA 6 encontrados em: óleo de girassol, soja e milho;
VITAMINA C encontrada em: laranja, limão, goiaba, acerola, brócolis, couve pimentão, caju, manga.

Cuidar da alimentação é o primeiro passo para manter a saúde em dia. Conte com o TeleListas.net para encontrar o nutricionista mais perto de você.

Dra. Janice Petillo  é formada em nutrição pela Universidade Federal do Pará, especialista em fitoterapia e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Samel em Manaus e também é anunciante do portal TeleListas.net.

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.