segunda-feira , 24 de fevereiro de 2014

60% das pessoas acham que as UPPs não resolvem plenamente o problema da violência, segundo enquete

Imagem: Everystokphoto

Imagem: Everystokphoto

A UPP, Unidade de Polícia Pacificadora, é um projeto da Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro que institui polícias comunitárias em favelas dominadas por traficantes, com o intuito de enfraquecer essas organizações e o tráfico de drogas e restabelecer o controle do Estado nesses territórios, resolvendo o problema da violência e levando paz a essas comunidades. Até 2008, quando o projeto foi instalado, apenas a favela Tavares Bastos (dentre as mais de 600 existentes no estado do Rio) não era dominada pelo crime organizado (tráfico ou milícias), o que mostra a gravidade do problema.

A primeira UPP criada foi na favela Santa Marta, em Botafogo. Depois disso, comunidades como a Cidade de Deus, Batan e Pavão-pavãozinho receberam unidades pacificadoras. Hoje, já são 37 UPPs instaladas, 257 territórios retomados pelo Estado e 9.293 policiais atuando nesses locais, segundo dados do Governo.

Embora eficiente e copiada por outros estados, o projeto da Unidade de Polícia Pacificadora vem recebendo algumas críticas. A primeira delas diz respeito aos locais de prioridade, onde as primeiras unidades foram criadas, na Zona Sul do Rio. Segundo críticos, há um desequilíbrio entre as favelas que foram pacificadas, sendo a maior parte delas em bairros nobres da cidade. Outro aspecto criticado é a eficácia dessas UPPs, já que ocasionalmente há confrontos armados entre traficantes e policiais dentro de comunidades que receberam unidades pacificadoras. Desta forma, em alguns desses locais o problema da violência não foi plenamente solucionado.

Para saber um pouco mais sobre a opinião dos brasileiros à respeito desse assunto, perguntamos em nossa última enquete:

Você acha que as UPPs são eficientes para acabar com o tráfico e a violência nas favelas?

Sim, acho que resolvem o problema. : 44 (8,12%)

Não, acho que apenas mascaram o problema. : 327 (60,33%)

Depende, acho que só funciona em algumas favelas. : 171 (31,55%)
Foram 542 votos ao total. Com 60% dos votos, a opção “Não, acho que apenas mascaram o problema” ficou em primeiro lugar na nossa enquete, mostrando que para a maior parte dos votantes as UPPs não têm muita credibilidade e não são plenamente eficientes. Em segundo lugar, com 30% dos votos, ficou a alternativa “Depende, acho que só funciona em algumas favelas, que representa os brasileiros que acreditam que o projeto só é eficaz em favelas menores, onde o domínio do tráfico não é tão grande e complexo. E em último lugar, com 8% dos votos, ficou a opção “Sim, acho que resolvem o problema, escolhida por aqueles que confiam plenamente no trabalho das UPPs.

 

Em nossa próxima enquete queremos saber: “O que você vai fazer este carnaval?”

Entre no portal TeleListas.net e dê o seu voto!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.