quarta-feira , 23 de outubro de 2013

Como fazer a dieta Detox

Imagem: FreePik

Imagem: FreePik

Conhecida como um dos métodos mais rápidos e eficientes para limpar o organismo das toxinas e, consequentemente, ajudar no emagrecimento, a dieta Detox é a nova mania entre celebridades e pessoas que desejam perder peso com saúde. Também conhecida como dieta desintoxicante, ela faz uma faxina geral no organismo, eliminando todos os excessos de substâncias acumuladas que não fazem bem à nossa saúde, como conservantes, gorduras etc.

O programa de alimentação dura normalmente 7 dias, podendo se estender à 15 em alguns casos. Além de seu principal objetivo, que é eliminar toxinas pelas fezes e urina, a Detox também se propõe a nutrir o corpo e promover uma perda de peso sem os sacrifícios típicos da maior parte das dietas. A ideologia é simples: hoje, com a correria do dia-a-dia, a falta de tempo para se alimentar de forma saudável e a grande oferta de alimentos industrializados e fast-foods, acabamos sobrecarregando nosso organismo com uma série de substâncias prejudiciais à saúde, como conservantes, hormônios, agrotóxicos, açúcar, medicamentos etc. Além disso, as substâncias que realmente são essenciais, como vitaminas, ferro e fibras, acabam sendo pouco consumidas, o que enfraquece nosso organismo e prejudica o bom funcionamento do corpo. Aí não tem jeito: nossa saúde física e mental fica comprometida e tendemos a ganhar peso. Cansaço, sono durante o dia, alergias, inchaço, falta de concentração, mau funcionamento intestinal, má digestão, enfraquecimento do sistema imunológico, irregularidades do ciclo menstrual, dificuldade para perder peso etc são alguns dos sintomas mais comuns.

Desta forma, o objetivo da dieta é restaurar o equilíbrio do organismo, devolvendo as condições para que ele restabeleça seu pleno funcionamento. Além disso, é possível perder até 4kg em 15 dias de dieta. A pele e o cabelo ficam mais bonitos, a regularidade intestinal aumenta e, consequentemente, a pessoa também desincha. Ou seja: os benefícios são inúmeros.

A Detox é baseada no consumo de alimentos que não sejam de origem animal, e de preferência crus. Todas as refeições são preparadas sem lactose, ovo e manteiga, e nenhum tipo de produto industrializado. É importante que a alimentação durante este período seja 100% natural. O pulo do gato é tirar do cardápio alimentos que contenham gordura animal, lactose, glúten e açúcar. Suco verde, salada de legumes, arroz integral, frutas in natura, oleaginosas, sementes, quinoa e pães sem glúten são algumas opções do cardápio. Para beber, muita água e chás.

Veja um exemplo de cardápio:

Café da manhã

– 1 fatia de melão
– 1 copo de suco verde
– 1 fatia de pão de forma sem glúten
– 2 fatias de tofu

Lanche da manhã

– 5 unidades de ameixa

Almoço

– 1 colheres (sopa) de espinafre refogado
– 1 fatia de inhame cozido
– 2 colheres (sopa) de brócolis
– Salada verde

Lanche da tarde

– 1 fruta in natura
– Água de coco

Jantar

– Sopa de legumes OU cuscruz de quinua

Ceia

– 1 xícara de chá verde
– 3 torradas sem glúten

Fazer a Detox é muito simples, mas exige disciplina. Como o tempo de dieta é relativamente curto (7 dias), vale a pena se dedicar e seguir o cardápio da forma correta, sem cair nas “exceções” e tentações. Lembre-se: antes de ser uma dieta, a Detox é um importante mecanismo de purificação do organismo. Por isso, invista nessa desintoxicação 1 vez por mês ou sempre que se sentir inchado(a). Isso fará um bem enorme para sua saúde!

Um outro ponto importante é consultar um nutricionista, para ter uma avaliação precisa do quadro e apoio durante o processo. Você pode até introduzir uma alimentação mais saudável por conta própria, mas um nutricionista ou endocrinologista podem lhe orientar melhor e adaptar a dieta à sua rotina. Por isso, conte com esses médicos para elaborar qualquer tipo de regime.

Cuide-se! =)

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Odile Gomes disse:

    Olá,
    Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
    Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
    Não desistam. Acreditem no vosso crer.

  2. Regina disse:

    Muito bom, super esclarecedor. Também recomendo. Continue com o seu bom trabalho. Valeu 😉

  3. Fábio Ferreira disse:

    Boa tarde,
    Muito bom o seu conteúdo. Perder peso não é fácil quando bem feito sem estragar a nossa saúde. Bela dicas, que concerteza irei seguir.
    Obrigado
    Um abraço

© TeleListas 2019.