quarta-feira , 30 de outubro de 2013

85% das pessoas são a favor das manifestações no país, segundo enquete

Imagem: G1

Imagem: G1

Desde junho, diversas manifestações estão ocorrendo pelo país.

Inicialmente, os protestos tinham o objetivo de contestar o aumento das tarifas de transporte público, e manifestações eclodiram por diversas cidades brasileiras, chegando a reunir cerca de 2 milhões de pessoas no centro do Rio de Janeiro. Encabeçados por membros do movimento Passe Livre, os protestos surgiram efeito nesta esfera e o aumento das passagens foi revogado em vários estados.

Após ganhar um enorme apoio popular, as manifestações também passaram a contestar outros problemas existentes no Brasil, como a corrupção, a violência policial e o descaso do governo com saúde e educação, gerando uma grande repercussão nacional e internacional. Em resposta, o governo brasileiro anunciou várias medidas para tentar atender às reivindicações.

Recentemente, houve também uma série de protestos de professores públicos da rede municipal em várias cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Além disso, um grupo específico de manifestantes, embora sejam uma minoria, tem praticado atos de vandalismo durante os protestos, depredando patrimônios públicos e privados. Essas ações têm sido associadas a um grupo de mascarados, chamados de “Black Blocks”. Suas ações violentas e o confronto com a polícia têm marcado as últimas manifestações que ocorreram no Brasil nas últimas semanas, dividindo opiniões de muitos brasileiros a respeito da legitimidade desses atos.

Para saber um pouco mais a opinião da população a respeito desse polêmico assunto, perguntamos em nossa última enquete:

Você é à favor das manifestações que andam ocorrendo pelo país?

 Sim, qualquer tipo de manifestação é válida. : 197 (19,20%)

Sim, mas apenas as pacíficas. : 675 (65,79%)

Não, pois causam caos e não acho que têm o poder de mudar o Brasil. : 154 (15,01%)


Foram 1026 votos ao total. Com 65% dos votos, a opção “Sim, mas apenas as pacíficas” ficou em primeiro lugar na enquete, mostrando que a maior parte dos brasileiros concorda com as reivindicações e apoia os protestos, desde que de forma pacífica.

Em segundo lugar, com 19% dos votos, ficou a alternativa “Sim, qualquer tipo de manifestação é válida”, representando aqueles que apoiam todo tipo de protesto, seja ele pacífico ou não. Os votantes dessa opção acreditam que é legítimo lutar por uma causa justa, seja de que forma for, já que os cidadãos precisam reivindicar seus direitos e protestar pelo que está errado no país.

Já em último lugar, com 15% dos votos, ficou a opção “Não, pois causam caos e não acho que têm o poder de mudar o Brasil”,refletindo a opinião dos contrários às manifestações por não acreditarem em sua força e potencial, além de causar transtornos para as cidades, para o trânsito e para os negócios.

No entanto, como se pode ver, a grande maioria da população é a favor das manifestações. Resta saber se elas resultarão em mudanças efetivas para o país. E para isso, precisaremos aguardar os próximos capítulos dessa história.
Em nossa próxima enquete queremos saber: “Você é à favor da utilização de testes em animais pela ciência?”

Entre no TeleListas.net e dê o seu voto!

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.