sexta-feira , 20 de setembro de 2013

55% dos brasileiros não cuidam da própria saúde, segundo enquete

saude

Em meio a tantas polêmicas atuais relacionadas à saúde e bem estar, muita gente já percebeu que com saúde não se brinca e que é preciso tomar uma série de cuidados para mantê-la em dia. Desde os alimentos que consumimos até nossa rotina de vida podem influenciar diretamente em nosso estado de saúde, seja a curto ou longo prazo. Evitar alimentos industrializados, sódio, gordura e glúten, além de outras substâncias que em excesso são prejudiciais à saúde, é uma boa opção. Um nutricionista é o profissional ideal para uma orientação e formulação de uma dieta ideal para cada caso. Além disso, a prática regular de exercícios físicos aliada a uma dieta leve e equilibrada também são fundamentais para a boa saúde.

Além dessas medidas, é preciso frequentar um médico regularmente e procurar um especialista sempre que sentir algo anormal em seu corpo. Fazer exames anuais – o famoso check-up – também é muito importante. Para não prejudicar a saúde, evite o estresse e os sentimentos negativos. Já foi comprovado pela medicina: sorrir e ser feliz são ótimos remédios para o coração. Não fume e não beba bebidas alcoólicas em excesso, pois ambos possuem substâncias que destroem aos poucos o nosso organismo. Veja mais dicas importantes de saúde na matéria completa em nosso blog.

Para saber um pouco mais sobre os hábitos da população em relação à saúde, perguntamos em nossa última enquete:

Como você cuida da sua saúde?

Faço atividades físicas. : 84 (15,76%)

Tenho uma alimentação saudável. : 34 (6,38%)

Frequento médicos regularmente. : 52 (9,76%)

Todas as opções acima. : 67 (12,57%)

Não cuido muito da minha saúde. : 296 (55,53%)

Foram 533 votos ao total. Surpreendentemente, com 55% dos votos, a opção “Não cuido da minha saúde” ficou em primeiro lugar em nossa enquete, mostrando que muitos indivíduos admitem não fazer nada para preservar a própria saúde. Por conta disso, problemas como obesidade, diabetes e hipertensão atingem cada vez mais os brasileiros.

Já em segundo lugar, com 15% dos votos, ficou a opção “Faço atividades físicas”, que representa aqueles que fazem algum esporte ou frequentam a academia para manter o corpo em forma e o bom condicionamento físico.

Com 12% dos votos e em terceiro lugar ficou a opção “Todas as opções acima”, representando as pessoas que fazem atividades físicas, têm uma alimentação saudável e frequentam médicos sempre que necessário. Ou seja, seguem todos os passos indicados para quem deseja ter uma vida saudável.

Em quarto lugar, com 9% dos votos, ficou a alternativa “Frequento médicos regulamente”. De fato, muitas pessoas só seguem este passo quando o assunto é cuidar da própria saúde, e só procuram um médico quando sentem algo anormal ou para fazer o ckeck-up anual.

A resposta “Tenho uma alimentação saudável” ficou em último lugar, com apenas 6% dos votos, mostrando que a maioria das pessoas tem preguiça ou não se interessa em manter uma alimentação mais leve e equilibrada. Isso pode se explicar pelo fato de ser realmente difícil abandonar velhos e maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, comidas gordurosas, refrigerantes, doces etc, em busca de uma melhor alimentação.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “O que você acha da espionagem e intervenção dos EUA em outros países?”

Entre no TeleListas.net e dê a sua opinião!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2016.