segunda-feira , 3 de junho de 2013

O perigo do uso de anabolizantes

Imagem: Every Stock Photo

Imagem: Every Stock Photo

Após a recente internação do cantor Netinho, que sofre com problemas vasculares no abdome e um tumor benigno no fígado, a polêmica em torno do uso de anabolizantes cresceu ainda mais. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio Libanês, onde o cantor permanece internado, a utilização dessas substâncias complicou a saúde de Netinho, que luta para se recuperar.

Esteróides e anabolizantes são substâncias utilizadas para provocar o crescimento e enrijecimento muscular, encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares. Seu uso para fins estéticos é proibido pelo Conselho Federal de Medicina, pois essas drogas podem produzir dilatações no sistema muscular do fígado e causar graves lesões, além de outros efeitos colaterais. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), em abril deste ano, revela que o uso dessas substâncias cresceu aproximadamente 75% nos últimos 6 anos no Brasil. Infelizmente, muitos jovens se arriscam utilizando esses hormônios de forma indiscriminada em busca de um corpo musculoso e definido. E nas academias a oferta costuma ser grande, facilitando o acesso dos indivíduos a esses produtos.

Os anabolizantes mais utilizados são oxandrolona, stanozolol, durateston, nandrolona e deca durabolin. Estas substâncias aumentam a síntese de proteína no corpo por conterem progesterona (hormônio feminino) e testosterona, hormônio encontrado em maior quantidade nos homens. Por isso, quando a mulher usa os anabolizantes de forma desorientada, corre o risco de ficar masculinizada, com a voz grossa e aumento de pêlos no corpo. Em adolescentes, as consequências podem ser ainda piores, como comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização e crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia).

Como se pode ver, os malefícios são muito maiores que os benefícios. A oferta de conseguir músculos e menos gordura corporal é tentadora, mas tem outro lado. Os perigos trazidos por esses medicamentos são muitos e sérios. Veja abaixo as consequências de sua utilização, que pode inclusive levar à morte:

• Em homens e mulheres:

– Aumento da pressão arterial, podendo favorecer um ataque cardíaco.
– Piora dos níveis de colesterol, elevando o nível de LDL (colesterol ruim) e diminuindo o de HDL (colesterol bom). Isso pode ocasionar elevação do risco de doenças cardiovasculares e coronárias.
– Com a dosagem extra de hormônio circulando na corrente sanguínea, o músculo cardíaco pode ser vítima de fibroses (desenvolvimento exagerado de tecido muscular), devido ao aceleramento do metabolismo. Essas fibroses podem obstruir as veias, impedindo a passagem do sangue e causando ataques cardíacos.
– Acne
– Aumento de pêlos no corpo e rosto
– Alterações comportamentais de humor e agressividade.
– Calvície prematura
– Hepatotoxicidade (danos no fígado por efeito colateral de medicamentos).
– Câncer hepático: o fígado, por ser responsável pela metabolização de todos os medicamentos, acaba sendo sobrecarregado com a alta dosagem de hormônio no corpo e pode falhar. Em casos mais graves, a sobrecarga causa nódulos nas células, que provocam câncer.
– Supercrescimento gengival
– Retenção de líquidos no corpo
– Aumento do apetite
– Risco de adquirir doenças transmissíveis, como Aids e Hepatite, através da utilização de seringas não-esterilizadas.

• Nos homens:

– Disfunções testiculares, como redução na produção de esperma
– Ginecomastia (desenvolvimento de seios nos homens)
– Impotência sexual

• Nas mulheres

– Aumento do clitóris.
– Engrossamento da voz.
– Irregularidade nos ciclos menstruais

Por isso, fique atento. Preserve a sua saúde e tenha um corpo bonito de forma saudável. A medicina já provou que uma dieta equilibrada aliada a uma rotina disciplinada de exercícios físicos é suficiente na obtenção de um corpo musculoso e definido. Procure um nutricionista e um preparador físico e informe-se melhor.

Sua saúde sempre deve vir em primeiro lugar. Cuide-se!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.