terça-feira , 7 de maio de 2013

Guia para casamentos Parte I: como organizar a sua festa

Fonte: Every Stock Photo

Fonte: Every Stock Photo

Tradição de séculos, maio é conhecido como o mês das noivas. Trata-se de um mês realmente perfeito para casamentos, pois o clima no Brasil é mais ameno – devido à estação do outono – e os dias são longos e bonitos. No entanto, para tudo sair conforme o planejado e o seu casamento dos sonhos não virar um terrível pesadelo, transformando um momento que deveria ser perfeito e inesquecível em algo que você lembrará pra sempre como um trauma, é preciso tomar algumas precauções e organizar tudo no tempo certo, evitando imprevistos e correrias.

Como diz a famosa frase, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, a principal dica quando o assunto é uma festa complexa como a de casamento é: se organizar. Ver todos os detalhes com antecedência, se planejar financeiramente e escolher os serviços da festa após uma boa pesquisa são coisas essenciais. Uma festa de casamento possui centenas de detalhes que precisam ser acertados. Por isso, começar a fazer as escolhas certas com antecedência é fundamental. No caso das noivas, então, em que é preciso tomar várias decisões e fazer inúmeras provas, organização e planejamento são itens imprescindíveis.

Para te ajudar a organizar uma festa de casamento perfeita e sem estresse, preparamos um calendário-guia com tudo que deve ser visto com antecedência. Veja a seguir:

1 ano antes

–    Escolha o tipo de cerimônia: Se será de dia ou à noite, o local (praia, campo ou cidade), o estilo (rústico, clássico, praiano etc) e a quantidade de convidados.
–    Escolha o dia e mês da festa: Hoje, maio, setembro e dezembro são os meses mais concorridos. Escolha a data em função do clima (de acordo com as estações do ano) e do preço, que pode variar conforme o mês escolhido.
–    Feche as datas com o salão de festas e a igreja: Esses detalhes devem ser acertados em contrato o quanto antes, pois são os itens mais concorridos e complexos de um casamento. Além de que, obviamente, precisa haver disponibilidade nos dois locais na data da sua festa. Por isso, só feche com o salão de festas se a igreja tiver disponível na data que você deseja. E vice-versa. Não veja esses dois detalhes separadamente, já que um depende do outro.
–    Planeje o orçamento:  Sente e faça uma planilha do orçamento da festa. Calcule exatamente o dinheiro que você tem/terá disponível e quanto poderá gastar em cada item do casamento. Isso é fundamental para evitar um enorme estresse nos meses que antecedem o casamento, onde aparecem vários gastos extras. Estabeleçam uma meta de poupança mensal para chegar ao valor desejado.
–    Contrate uma assessoria de casamento:  Se for do seu desejo – e orçamento – contratar uma cerimonialista, este é o momento de começar a procurar uma. Este(a) profissional, apesar de significar um gasto extra, será de enorme ajuda durante os preparativos da festa e contratação dos serviços.

10 meses antes

–    Comece a pesquisar fornecedores (fotógrafos, músicos, decoradores, DJ, buffet etc) e a comparar orçamentos: Vá pessoalmente nos escritórios desses profissionais e veja de perto seu serviço. No caso dos buffets, ir à degustações é fundamental. Peça indicações a conhecidos que já se casaram e procure referências antes de contratar qualquer serviço para a sua festa. E atenção: cuidado com o que comprar e contratar pela internet, pois há muita fraude neste meio.
–    Faça a primeira versão da lista de convidados: É importante saber com antecedência o número médio de convidados da sua festa, pois isso influenciará diretamente no valor de alguns serviços, como buffet e open bar.
–    Comece a pesquisar vestidos de noiva e defina o estilo que você vai querer: Romântico, tradicional, moderno etc. Vá a algumas lojas e experimente vários modelos para ver qual se adequa melhor ao seu corpo.

8 meses antes

–    Convide oficialmente os padrinhos, madrinhas, damas e pajens. Eles precisarão de tempo para se preparar e você terá tempo para chamar outra pessoa caso algum deles não possa aceitar o convite.
–    Feche oficialmente os serviços de fotografia, filmagem, decoração e buffet.
–    Com estilo do vestido em mente, procure uma costureira e peça um orçamento. Se o preço agradar, contrate o serviço da profissional. Senão, vá a lojas especializadas em vestidos de noiva e escolha um modelo. Lembre-se que é preciso fazer inúmeros ajustes e provas antes do dia da festa, por isso é preciso comprar com tanta antecedência.
–    Comece a pesquisar roteiros para a lua de mel. Leve em conta a época do ano, o orçamento e seus destinos favoritos.

6 meses antes

–    Feche a viagem de lua de mel. Se for internacional, cheque passaportes, vistos e vacinas.
–    Pesquise modelos de convites e caligrafias e encomende os seus. Lembre-se que o convite é a primeira impressão do seu casamento, então capriche. Ele deve harmonizar – em cores e estilo – com o tipo de festa. Então nada de um convite super formal para uma festa na beira da praia. E não se esqueça de encomendar 20% a mais, no caso de convidados de última hora.
–    Reúna-se com a equipe de decoração para definir os detalhes da ornamentação da festa, como cores, tipos de flor, toalhas de mesa, estilo dos móveis etc.
–    Contrate serviços extras como open bar, música ao vivo, mini-fondue, mesa de crepes etc.

5 meses antes

–    Marque uma reunião com o buffet e defina os itens (comidas e bebidas) que você deseja servir na sua festa.
–    Encomende o bolo e os docinhos, definindo já os sabores e tipos.
–    Encomende seu buquê e os das daminhas de honra.
–    Sente com as madrinhas e organize a questão da cor dos vestidos que cada uma irá usar.
–    Defina as amigas que oferecerão o chá de panela e faça com elas a lista de presentes e de convidadas, marcando a data para 3 meses antes do casamento.

4 meses antes

–    Escolham as alianças.
–    Faça a primeira prova do vestido e, caso não goste de algo, seja clara e especifique o que você gostaria de mudar. Ele deve ser perfeito para um dia inesquecível.
–    Faça a lista definitiva de convidados.
–    Escolha uma loja masculina de aluguel de roupas e defina a roupa dos padrinhos, pajens e noivo. Entregue-os um cartão da loja e peça que todos aluguem no mesmo lugar, pois isso costuma gerar um ótimo desconto, além da garantia de que todos estarão perfeitamente iguais.
–    Encomende as lembrancinhas e os bem-casados.
–    Escolha os acessórios que irá usar no dia: véu, grinalda, jóias etc. Lingerie e sapato também precisam ser definidos neste momento.

3 meses antes

–    Defina suas listas de presentes de casamento em, no mínimo, duas lojas. Inclua presentes de faixas de preços variados, para que convidados de diferentes condições possam presentear.
–    Marque seu dia da noiva e agende os testes de cabelo e maquiagem.
–    Comece os tratamentos estéticos, se desejar fazê-los.
–    Entregue os convites pessoalmente. No caso de convidados que moram em outra cidade, mande pelos Correios e ligue alguns dias depois confirmando o recebimento.
–    Separe a papelada necessária para as cerimônias no civil e no religioso.
–    Marque o curso de noivos na igreja.
–    Faça o chá de panela.

2 meses antes

–    Marque o hotel da noite de núpcias.
–    Compre as bebidas alcoólicas que não estiverem inclusas no buffet.
–    Defina as músicas com o DJ da sua festa e as músicas que tocarão durante a cerimônia religiosa.

1 mês antes

–    Repasse todos os detalhes com o buffet e decoradores.
–    Confirme se todos os convites foram entregues e faça a confirmação de presença (RSVP).
–    Marque o ensaio de cerimônia na igreja.
–    Confirme os serviços com todos os profissionais que você contratou.
–    Confirme as reservas de hotel e voos para a lua de mel.
–    Defina como você chegará à cerimônia, se alugará um carro ou pedirá a algum amigo ou parente.
–    Se vocês vão morar em uma nova casa, comece a fazer a mudança.

1 semana antes

–    Faça a última prova do vestido e, estando tudo OK, leve-o para casa e mantenha-o pendurado num cabide para não amassar.
–    Arrume as malas para a lua de mel e separe o necessário para a noite de núpcias. Lembre-se de separar os documentos necessários para a viagem.
–    Confirme se as roupas dos padrinhos, madrinhas, pajens e daminhas estão devidamente entregues.

Na véspera

–    Evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas.
–    Verifique com a cerimonialista se está tudo certo para a festa.
–    Confira com o noivo se as alianças estão ok.
–    Procure dormir cedo e tenha uma boa noite de sono.

No grande dia, aproveite ao máximo cada momento, desde o dia da noiva até a noite de núpcias. Lembre-se que este dia é único e inesquecível. Relaxe e curta seu noivo, sua festa e os convidados que estão ali celebrando um momento tão especial com vocês!

E não perca a 2ª parte deste post sobre casamento, na próxima segunda-feira (13), com dicas de tendências para 2013!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.