quarta-feira , 22 de maio de 2013

36% das pessoas assistem filmes e séries na TV, segundo enquete

                                    Televisão

Apesar das inúmeras invenções da tecnologia nas últimas décadas, a televisão ainda é uma das maiores ferramentas de entretenimento do mundo. Nascida na década de 50, a TV cresceu num ritmo vertiginoso e conquistou rapidamente milhões de telespectadores pelo mundo. No Brasil, ela surgiu em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand, que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. A programação foi se diversificando e se aprimorando, além do surgimento de dezenas de novos canais, agradando a todos os gostos.

 Hoje, com o advento da TV por assinatura (a cabo ou via satélite), a variedade de canais ainda é muito maior, oferecendo programações específicas para diversos nichos de público, passando por esportes, noticiário, moda, meio ambiente, culinária, filmes etc.

Diante de tantas opções, perguntamos em nossa última enquete:

O que você costuma assistir na TV?

Filmes e séries. : 218 (36,09%)

Novelas. : 190 (31,46%)

Programas de entretenimento (temáticos, talkshow etc). : 44 (7,28%)

Noticiários e programas policiais. : 85 (14,07%)

Não assisto TV: 67 (11,09%)

 Foram 604 votos no total. Com 36% dos votos, a opção “Filmes e séries” ficou em primeiro lugar, mostrando que grande parte do público assiste este tipo de programação na TV aberta ou fechada, já que no segundo caso há canais exclusivos dedicados à exibição de filmes e séries de TV, sendo algumas inclusive de enorme sucesso e audiência dentro e fora do Brasil, como é o caso de “Revenge” e “Two and a half man”, entre outras.

 Já em segundo lugar, com 31% dos votos, ficou a alternativa “Novelas”. A teledramaturgia é um dos pilares da TV brasileira, fazendo um enorme sucesso entre o público. Exibidas pelos canais abertos, as novelas batem recordes de audiência e geram um grande retorno financeiro às emissoras. Hoje, além das voltas para o público adulto, existem outras novelas produzidas especialmente para o público infantil e jovem, como é o caso de “Carrossel” (SBT) e “Malhação” (Globo). O último capítulo de “Avenida Brasil”, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira nos últimos tempos, bateu 50,9 pontos de audiência, o que mostra como o brasileiro gosta de uma boa novela.

 A opção “Noticiários e programas policiais” ficou em terceiro lugar, com 14% dos votos. Esses programas são voltados para as principais notícias do dia ou semana no Brasil e no mundo, podendo haver algumas variações (jornais locais, nacionais, canais de notícia estrangeiros etc). Os programas policiais, no entanto, dedicam-se a exibir somente as notícias relacionadas à violência, polícia e cidade, enquanto os telejornais apresentam notícias variadas de interesse geral. Muita gente gosta de acompanhar esses programas para se manter antenado em relação aos acontecimentos do mundo, já que os noticiários de TV são compactos e completos, mostrando o que de mais importante aconteceu naquele dia.

Em penúltimo lugar, com 11% dos votos, ficou a alternativa “Não assisto TV”, que representa aqueles que não gostam desse meio de comunicação ou simplesmente preferem de entreter fazendo alguma outra atividade, como exercícios físicos, ou utilizando outra ferramenta, como computadores e videogames.

E com apenas 7% dos votos, em último lugar, ficou a resposta “Programas de entretenimento”, que representa os programas de auditório, talkshows, temáticos (culinária, esportes etc), entre outros. Esse tipo de programação, mais específica, ao que parece não agrada o grande público, que prioriza outros programas de TV.

Em nossa próxima enquete queremos saber: Angelina Jolie anunciou que fez uma mastectomia preventiva. O que você achou?”

 

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.