terça-feira , 19 de março de 2013

19 de março: Dia do Artesão

Dia do Artesão - TeleListas.net

Foto: Valdas Zajanckauskas (sxc.hu)

Hoje, dia 19 de março, é Dia do Artesão!

É dia de dar os parabéns a todas as pessoas que se dedicam a este ramo, seja por profissão ou por lazer. Coincidência ou não, hoje também é Dia do Marceneiro e Dia do Carpinteiro.

Artesão é aquele que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais. Isto quer dizer que qualquer peça produzida por um artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias. Por isso, este profissional deve ser muito valorizado. Numa época em que quase tudo é padronizado e produzido em série pelas indústrias, criar um artefato utilizando apenas a criatividade e o esforço manual é uma verdadeira arte.

Quando pensamos em artesanato, muita coisa nos vem à cabeça: o artesanato feito em barro, as tecelãs que criam peças lindas bordadas à mão, a microempresária que fabrica itens como caixas de fuxico ou petwork, a criação de bijuterias, o indivíduo que esculpe belos artigos de madeira etc. Todos esses trabalhos são artesanato, e todos os profissionais que produzem peças com suas próprias mãos devem ser chamados de artesãos, independente da arte em que trabalham (tecidos, madeira, barro etc).

Ainda hoje, muitas pessoas encaram o artesanato como uma terapia, um hobbie ou até mesmo uma atividade paralela, pois não possuem a dimensão da abrangência desse trabalho, tanto artística quanto economicamente. Com o incremento de novas tecnologias e meios de divulgação e comércio, o artesanato pode ser visto hoje como uma profissão, onde se pode ganhar muito dinheiro inclusive. Cidades históricas e turísticas, como João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Ouro Preto (MG), por exemplo, possuem uma rica variedade de artesanatos que encantam milhões de turistas e fornecem uma lucrativa renda.

Se você gosta dessa atividade, procure um curso de artesanato e faça disso um negócio. É uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro e trabalhar a mente.

Parabéns hoje a todos os artesãos do Brasil e do mundo!

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Hendra disse:

    Cara D. Anabela:De facto o primeiro ID era de facto pertruajivo e inapropriado, mas e o segundo? Tive oportunidade de o ver e ne3o o considerei ofensivo do ponto de vista de ser passedvel de ferir susceptibilidades. Gostaria ainda de opinar quanto e0 limitae7e3o provomida actualmente aos comentadores. Julgo que ne3o foi apropriada e talvez por isso tenha suscitado estas reace7f5es. Pessoalmente as poucas vezes que comentei neste ou em outros blogues prefiro a ope7e3o “anf3nimo” e assinar posteriormente uma vez que as minhas contas em nada me identificam. Fae7o um esfore7o para vos entender dado que team surgido comente1rios que em nada ajuda a causa, mas devem ter algum cuidado com as vossas decisf5es, uma vez que histf3ricamente a liberdade de expresse3o e9 um direito desde o 25 de Abril. Algumas atitudes podem ser entendidas como provocae7f5es. Alie1s, o comente1rio do Sr. Botto tambe9m e9 ofensivo (na minha opinie3o) para os comentadores anteriores mas foi mantido. E ne3o se esquee7am que os comentadores podem ser sf3cios da agir e que nesta mate9ria deve haver algum cuidado de vossa parte.Saudae7f5es

© TeleListas 2019.