segunda-feira , 4 de fevereiro de 2013

Piscinas: saiba tudo sobre este sonho de consumo no verão

Dicas para manutenção de piscinas - TeleListas

No verão, quando a temperatura sobe e a gente quase derrete de calor, todo mundo pensa logo no sonho de ter uma piscina em casa para se refrescar nos dias de sol. Hoje, com os vários tipos de piscinas existentes, é bem mais fácil comprar uma, já que há opções para todos os gostos e bolsos. As de plástico, vendidas em supermercados e lojas de departamento, são as mais práticas, pois podem ser montadas e desmontadas com bastante facilidade, além não possuírem uma manutenção muito trabalhosa. Já as de fibra e de azulejo são opções mais caras e que necessitam de uma manutenção mais complexa, porém são mais sofisticadas e duram a vida inteira quando bem cuidadas. E hoje em dia, com as facilidades de crédito e parcelamento, são opções bastante procuradas pelos brasileiros devido à sua beleza e durabilidade.

No entanto, é preciso cuidar de sua manutenção, que deve ser periódica. Um dos primeiros passos é limpar sempre os arredores da piscina, varrendo em sentido contrário para que a sujeira e a poeira acumulada não caiam dentro da água. Quando necessário, é preciso escovar as paredes da piscina para que não acumulem limo e gordura (decorrente de cremes, protetor solar e até mesmo do nosso próprio corpo). Nunca utilize palha de aço, escovas metálicas e esponjas abrasivas para fazer essa limpeza. A seguir, basta limpar as bordas da piscina usando um limpa-bordas apropriado.

Também é fundamental fazer o processo de purificação da água. Quando ela se apresenta suja por folhas, insetos etc basta retirar com uma peneira todas as impurezas visíveis. Caso a água se apresente turva, ela deverá ser tratada para retirar os sólidos em suspensão. Neste caso, adiciona-se o sulfato de alumínio isento de ferro. Este produto, pela sua constituição química, acidula a água. Para diminuir a acidez, coloca-se carbonato de sódio. Isto possibilita a formação de hidróxido de alumínio, uma substância gelatinosa que tem a propriedade de retirar do meio líquido todos os sólidos em suspensão. Em seguida, deixa-se em repouso durante 3 ou 4 horas para que toda “massa gelatinosa” se deposite no fundo, sendo retirada por aspiração.

Além disso, é preciso observar e fazer a manutenção de uma série de outros itens, como a bomba, o filtro, o skimmer, o cloro da água etc. Por isso, quem tem piscina precisa contratar um serviço especializado periodicamente para que eles promovam o tratamento adequado do local e aos seus itens.

Se animou com a ideia de ter uma piscina pra chamar de sua? Procure hoje mesmo uma loja de material de construção ou venda de piscinas de fibra e aproveite o carnaval em grande estilo! Mas não se esqueça: para aumentar sua vida útil, é preciso estar sempre com a manutenção em dia. =)

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2016.