segunda-feira , 19 de março de 2012

Parabéns artesãos, marceneiros e carpinteiros!

Hoje, dia 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão, o Dia do Carpinteiro e o Dia do Marceneiro.

Na realidade, todos eles não deixam de ser artesãos, já que todos trabalham colocando a mão na massa e produzindo verdadeiras obras-primas com suas habilidades manuais, que vão desde construções, móveis e pequenos objetos de madeira esculpidos com o capricho de mãos cuidadosas até artigos de decoração que simbolizam muito bem a cultura brasileira.

Muita gente não entende a diferença entre as profissões de carpinteiro e marceneiro. A diferença básica entre ambas é que o carpinteiro trabalha com madeira para ser utilizada na construção civil, e o marceneiro trabalha transformando a madeira em móveis (como armários, estantes, etc), objetos decorativos e utilitários das mais variadas formas. Para quem deseja seguir essas profissões, existem dezenas de cursos profissionalizantes espalhados pelo Brasil, basta procurar um que combine com você e que caiba no seu bolso. Qualquer pessoa pode se tornar um carpinteiro ou marceneiro, entretanto, é preciso ter uma boa noção de conhecimentos sobre: desenho de projetos, geometria, medidas e escalas, segurança no trabalho e tipos de madeira. Por isso, é interessante procurar um curso especializado antes de ingressar nesses ramos.

Em nosso país, temos uma grande tradição de artigos regionais e encontramos diversos deles espalhados pelos quatro cantos do Brasil. O artesanato é a expressão mais genuína da autenticidade popular, é a fusão de várias culturas que passa de geração em geração. No sul, por exemplo, o artesanato mais característico da região é aquele que remete à cultura e aos hábitos do pampa. Lá, o couro natural bovino e a são muito utilizados em vários artigos da região. Contudo, a tradicional cuia de chimarrão, símbolo máximo da bebida gaúcha, não poderia faltar: seu trabalho artesanal é elaborado a partir da fruta do porongueiro, o porongo, e chama atenção pela sua rusticidade e durabilidade. Num outro extremo do Brasil, na região do Nordeste, podemos encontrar uma variedade incontável de artigos que representam a cultura nordestina. Grande parte dos objetos são confeccionados a partir de artigos naturais encontrados na região, como o bambu, a argila, o coco, a palha, a juta, o vime, a areia oriunda das falésias, as conchas de praia, a madeira, o capim-dourado etc. Há uma bela variedade de cores presentes nesses artesanatos do Nordeste, o que traduz muito bem a essência alegre e viva da região que abriga o maior carnaval do mundo (Salvador – BA).

O artesanato, em suas mais variadas formas, é a representação fiel da criatividade e sensibilidade do povo brasileiro. Milhares de pessoas no Brasil vivem de trabalhos que requerem grandes habilidades manuais, entre eles o artesão, o carpinteiro e o marceneiro. São José, que também tem seu dia comemorado hoje, é o padroeiro desses trabalhadores que ajudam o mundo a ficar mais bonito. E se hoje o Brasil é um país internacionalmente conhecido por sua cultura e suas belezas, muito temos que agradecer a eles.

Hoje a TeleListas.net dá os parabéns à todos os marceneiros, carpinteiros e artesãos do Brasil e do mundo e deseja muito sucesso e criatividade à todos vocês!

Matérias Relacionadas

Comentários

  1. Dinda disse:

    E ai Law beleza? Primeiro gosiarta de parabenizar seu pai por ter feito um patins pra vocea inve9s de mandar vocea parar com esse esporte, e te fez continuar com uma coisa que vocea gosta muito ate9 hoje, segundo a vocea de fazer dele sua inspirae7e3o e montar seu prf3prio patins!!! Outra coisa, sei que ne3o tem nada a ver com o tema deste tf3pico do blog mas eu dei uma olhada (re1pida) no seu blog e ne3o achei nada relacionado a isso, vocea conhece base de patins in-line com suspense3o? ela e9 realmente boa para street? valeu e bons role9s cara, abrae7os

  2. Luiz disse:

    Olá, muito Legal as Postagens… Parabéns!

  3. Instalação Solar disse:

    Olá, gostei muito da postagem… Parabéns!

  4. felipe disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

Deixe uma resposta

© TeleListas 2016.