segunda-feira , 27 de fevereiro de 2012

27 de fevereiro – Dia do Idoso. E viva a melhor idade!

Hoje, dia 27 de fevereiro, é o Dia do Idoso. A terceira-idade pode ser a melhor fase da vida, desde que vivida com saúde e lucidez. É nessa fase que nos damos o direito de relaxar, curtir os filhos e netos, viajar, descansar, parar de trabalhar e viver tranqüilamente após uma vida inteira de obrigações e preocupações. Para curtir da melhor forma possível a melhor idade, devemos ficar atentos desde cedo à nossa saúde física e mental. Prevenção é a palavra-chave de uma velhice tranqüila, saudável e feliz.

Nas últimas décadas a expectativa de vida cresceu consideravelmente na maior parte dos países do mundo. No Brasil, por exemplo, ela chegou a 73,5 anos em 2010, segundo dados do IBGE. A população de idosos no mundo aumentou muito nos últimos anos em países como Alemanha e Japão possuem grande parcela de sua população na faixa etária acima dos 60 anos. O grande número de idosos fez crescer um mercado especializado para esse segmento: academias, escolas de dança, centros esportivos, viagens e etc são alguns exemplos de setores que desenvolveram serviços para atender especialmente a pessoas dessa idade. Os idosos de hoje são mais ativos e independentes: praticam esportes, participam de torneiros e excursões, sabem utilizar a internet, dirigem e praticam uma série de atividades que eram impensáveis para idosos de outras décadas.

O segredo desse sucesso está no conjunto de hábitos que mantemos durante nossa vida e, principalmente, após os 50 anos. Preparamos algumas dicas bem legais de como ajudar você a chegar à terceira idade cheio de vigor e saúde pra dar e vender!

1 – Pratique atividades físicas: a dica número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios físicos regularmente durante sua vida tem mais chances de chegar à velhice com saúde e lucidez, pois exercitar o corpo ajuda a prevenir a obesidade e dar mais disposição, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, osteoporose e colesterol alto.

2 – Tenha uma alimentação saudável: coma com moderação e nunca deixe de incluir na dieta frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Para evitar a osteoporose, consuma alimentos ricos e cálcio e vitamina D (como leite e derivados). Proteínas e fibras também devem fazer parte da alimentação diária.

3 – Exercite também o cérebro: leia bastante, faça palavras-cruzadas, Sudoku, dominó, carteado, jogos de raciocínio e qualquer coisa que exercite o cérebro! O importante é não deixa-lo em inércia! Viver em constante aprendizado ou exercitar sempre seu poder de raciocínio é a melhor maneira de prevenir doenças ligadas à velhice, como o Mal de Alzheimer.

4 – Beba bastante água: é importante ingerir no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento do organismo. A água é essencial para a nossa saúde, pois ela melhora a digestão, hidrata o corpo, protege de infecções e melhora a absorção de nutrientes.

5 – Durma bem: noites de sono mal-dormidas podem trazer à médio e longo prazo problemas como estresse, obesidade, falta de concentração e envelhecimento precoce. Além do descanso físico e mental, uma noite de sono completa oferece um descanso para nosso metabolismo, que trabalha durante todo vapor ao longo do dia. Por isso, durma no mínimo 8 horas por dia.

6 – Pense positivo e mantenha uma vida social ativa: preocupações, pessimismo e tensões elevam a taxa de cortisol, causadora do estresse que pode causar aumento da pressão arterial, diabetes e queda do sistema imunológico. Por isso, tente manter a calma e o pensamento otimista diante de situações adversas. Além disso, manter um círculo de amizades e uma vida social ativa são fatores fundamentais para afastar a solidão e a depressão. Viaje, saia, chame os amigos para uma reunião em casa, converse, ria… Mantenha os amigos e a família sempre por perto!

7 – Abandone os maus hábitos: beber em excesso, fumar e tudo mais que fizer mal à sua saúde deve ser deixado de lado. Quanto mais cedo se começa a consumi-las, pior para nossa saúde. E quanto antes se para, mais chances de recuperar os estragos causados.

8 – Visite o médico e faça exames regularmente: fazer check-ups regularmente é algo que devemos fazer desde o início de nossa vida. Quando se chega à terceira idade então, isso é algo que não pode ser deixado de lado. Qualquer sintoma incomum procure um médico especializado e faça exames para verificar se está tudo OK. Prevenir é sempre melhor que remediar! Além disso, quanto antes se descobre alguma doença, mais chances temos de curá-la.

Seguindo essas dicas, é só curtir muito a melhor idade.

Feliz Dia do Idoso!

Matérias Relacionadas

Os comentários estão desativados.

© TeleListas 2019.