sexta-feira , 18 de maio de 2018

Conheça os tipos de dor de cabeça e saiba como evitá-los

 

im post blog

 

A dor de cabeça é uma das reclamações mais comuns de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 40% da população mundial enfrenta esse problema ao menos uma vez por ano. A dor de cabeça pode aparecer em forma de pressão, de pontadas ou de pulsação. Identificar as características da dor, assim como a sua intensidade e frequência, são fundamentais para que seja feito um bom diagnóstico pelo médico, já que existem vários tipos de dor de cabeça.

É um costume muito popular apelar para a ajuda de analgésicos, facilmente encontrados em farmácias e vendidos sem receita médica. Esse tipo de medicamento costuma ser bem eficaz nas primeiras vezes em que é tomado, mas tende a perder o efeito e até mesmo causar a dor de cabeça – chamada de cefaleia de rebote – se o uso é contínuo. Especialistas indicam o uso de, no máximo, dois analgésicos por semana. Se você sentir de necessidade de ingerir mais comprimidos, procure um médico para que ele lhe indique um tratamento mais adequado para eliminar a dor, que pode atrapalhar as atividades diárias e prejudicar a qualidade de vida.

Veja abaixo os principais tipos de dor de cabeça:

Enxaqueca: Geralmente acomete um dos lados da cabeça e se apresenta em forma de pulsações, podendo persistir por horas ou, em alguns casos mais severos, durante alguns dias. Durante as crises de enxaqueca, o indivíduo pode sentir enjôos, sensibilidade extrema a luz e sons e intolerância a atividades físicas, que podem agravar o quadro. Também é comum surgir um conjunto de sintomas neurológicos nos pacientes, conhecido como aura, que provoca flashes de luz e falhas no campo visual. O quadro de enxaqueca pode se desenvolver após situações de estresse, traumas cranianos, jejum ou sono prolongado, consumo de medicamentos vasodilatadores, queda dos níveis hormonais ou exposição à cheiros ou barulhos intensos. O sintomas das enxaquecas leves costumam desaparecer após o paciente dormir ou repousar. Já as enxaquecas moderadas e graves só são resolvidas com remédios prescritos por um médico.

Cefaleia tensional: É o tipo mais comum de dor de cabeça e pode surgir após uma noite mal dormida, má postura, permanência excessiva em uma mesma posição, uma situação de estresse e alterações emocionais como ansiedade, depressão e tensão. Ou seja, a dor de cabeça de tensão é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, das costas ou couro cabeludo, resultantes de situações emocionalmente ou fisicamente desgastantes. O consumo de álcool e de cafeína também podem desencadear o problema. A maioria dos pacientes que sofre de cefaleia tensional descreve o incômodo como uma pressão leve e constante que envolve toda a cabeça, sendo mais aguda em pontos como as têmporas, a testa e a nuca. O tratamento para a dor de cabeça de tensão pode ser feito através de medicamentos, de tratamento psicológico ou de terapias alternativas como yoga, massagem, fisioterapia, natação e acupuntura, que vão ajudar a relaxar os músculos e, assim, aliviar os sintomas.

Cefaleia em salvas: É uma dor unilateral intensa que atinge o fundo do olho e a têmpora, podendo ser acompanhada de lacrimejamento, congestão nasal, diminuição da pupila, inchaço e queda da pálpebra. A crise, que normalmente ocorre à noite, surge repentinamente e pode durar até três horas. As causas da cefaleia em salvas ainda não foram totalmente descobertas, mas especialistas acreditam que a doença tenha origem no hipotálamo, uma região do cérebro responsável por mecanismos vitais e esteja relacionada com o consumo de álcool, fumo e alimentos que contém muitos conservantes, além de mudanças bruscas de temperatura e pressão no ar. O tratamento da cefaleia em salvas deve ser prescrito por um médico, já que os analgésicos comuns constumam não surtir efeito nesses casos. Existem alternativas de medicamentos injetáveis saublinguais ou em spray, que são mais eficientes.

A dor de cabeça também pode surgir como sintoma de outros problemas de saúdesendo chamadas de cefaleias secundárias. Dentre as causas que podem desencadear a dor de cabeça secundária, as mais comuns são:

Problemas oculares: As ametropias (hipermetropia e astigmatismo), quando não tratadas, podem provocar dores de cabeça concentradas em cima dos olhos e na fronte, que aparecem principalmente após esforços visuais. Nesse caso, é recomendado consultar um oftalmologista, que vai corrigir o problema indicando o uso de óculos  ou lentes de contato.

Sinusite: A sinusite é uma inflamação dos seios da face. A dor de cabeça, assim como entupimento, secreção e coriza nasais, podem acontecer quando um paciente apresenta um quadro de sinusite aguda, além de dores na maçã do rosto e abaixo dos olhos. Para tratar a sinusite, o profissional mais indicado é o otorinolaringologista.

Hipersensibilidade a alimentos: Nenhum alimento por si só é capaz de causar dor de cabeça. Mas o problema pode vir a ocorrer caso um indivíduo tenha hipersensibilidade a alguma substância encontrada em determinado alimento. Entretanto, existem substâncias que já são conhecidas pelos médicos por desencadearem dores de cabeça. São elas: tiramina (encontrada em queijos amarelos, chocolates, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha, amendoim, sementes, abacate, banana e frutas cítricas) e glutamato monossódico ( presente em alimentos processados, embutidos, industrializados e em conserva). Para não errar na dieta e evitar a dor de cabeça, consulte um nutricionista.

Como você pode ver, a cefaleia é um problema que pode surgir de variadas maneiras. A boa notícia é que as formas de tratamento também são muitas e, hoje em dia, ninguém precisa mais conviver com esse incômodo. Procure um médico, adote hábitos saudáveis e viva livre das dores de cabeça!

 

Dia Mundial da Água 2013 - TeleListas.net
quinta-feira , 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água

...continue lendo
hhh
terça-feira , 13 de março de 2018

Os principais problemas de coluna e como evitá-los

...continue lendo
Imagem: sxc.hu (dantesz)
segunda-feira , 26 de fevereiro de 2018

Dicas para aprender um novo idioma

...continue lendo
imagem destaque
quarta-feira , 7 de fevereiro de 2018

Dicas para curtir o Carnaval

...continue lendo
© TeleListas 2016.