quarta-feira , 6 de dezembro de 2017

Defesa pessoal: modalidades para você se sentir mais seguro

im 4

Por muitas vezes, atos como caminhar, utilizar algum transporte coletivo e ir para o trabalho podem parecer um desafio, devido a insegurança e o medo do dia a dia fora de casa. Desse modo, uma ótima opção para se sentir um pouco mais seguro e andar nas ruas com tranquilidade é aprender alguma arte marcial de defesa pessoal.

Muitas são as modalidades oferecidas pelas academias desportivas que podem, também, funcionar como métodos de defesa. Mas entre tantas, destacam-se o Krav Maga, o Karatê e o Jiu Jitsu.

▪ Krav Maga                   

O Krav Maga é uma arte marcial de origem Israelita, que consiste em um método de combate corporal muito assertivo e eficaz. Tem como princípio fundamental a legítima defesa em momentos de perigo real, e, por isso, é a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo.

O autocontrole é imprescindível para a pessoa em quaisquer situações de agressão, tanto na mente, quanto nos movimentos corporais. Por meio do treinamento, o aluno aprende a controlar seus sentidos. Isto é, os cinco sentidos são aguçados e um sexto é desenvolvido. Esse último fomenta a capacidade de pressentir os movimentos antes de serem esboçados, e, com isso, amplia a percepção do mundo que circunda a pessoa.

O Krav Maga usa sempre os mesmos princípios: simplicidade, rapidez e eficácia, desde a técnica mais básica até à mais avançada. A sua capacidade de desarme, anulação da ameaça e sobrevivência são os conceitos principais que são trabalhados nesta arte marcial que atrai cada vez mais praticantes em todo o mundo para as escolas esportivas.

▪ Karatê

Arte marcial japonesa, com base na evolução de tradições ancestrais japonesas e chinesas, que é composta por golpes contundentes, como socos, pontapés e joelhadas. Todos esses sempre executados com as mãos livres e desarmadas. Dependendo da academia desportiva que se aprende, são introduzidos mais ou menos elementos de projeção, imobilização ou bloqueio.

Para além de ser uma modalidade olímpica, o Karatê, atualmente, é considerado uma modalidade de defesa pessoal, na qual se conjugam a autodefesa e um conjunto de exercícios para o aperfeiçoamento da saúde física e mental do atleta ou praticante.

O Karatê possui diversos estilos, e esses se diferem pelas regras. Esses estilos se baseiam em três diferentes técnicas com diferenciados itens e equipamentos:

▪ Kata: Em geral, nessa técnica o praticante consegue executar os exercícios sozinho. Os movimentos são semelhantes a coreografias, que fazem o aluno enfrentar as situações como se estivesse em uma luta com inimigos imaginários.

Kumite: É o combate em si. Nesse momento, dois praticantes lutam em iguais condições, o que desenvolve um senso de compartilhamento e coletividade.

▪ Kiron: Essa parte é formada pelas técnicas mais básica do Karatê, como as formas simples de defesa, ataque e a postura correta. Nela, o aluno deve repetir os exercícios diversas vezes, para fixar em sua mente e transformá-los em movimentos naturais do seu corpo.

▪ Jiu-Jitsu

Essa modalidade de origem japonesa é bastante universal e híbrida, incorporando elementos como agarramentos, golpes fortes, estrangulamentos, mordidas e travamento de articulações. Tais golpes têm o intuito de levar o adversário ao chão, e, por isso, também são ótimos para a autodefesa.

Para realizar a imobilização os praticantes usam a força e o peso do adversário contra ele mesmo. Assim então, a finalização, que mais diferencia o Jiu Jitsu de outras artes marciais, pode acontecer no chão.

Com fins pacíficos e, na autodefesa, intuito completo de imobilização e livramento, nesse esporte os golpes desferidos não são para machucar, como acontece, por exemplo, no Boxe ou Muay Thai.

Gostou da ideia? Então, escolha já sua modalidade, a academia esportiva e comece logo!

stand up paddle
quarta-feira , 29 de novembro de 2017

Stand Up Paddle: o esporte do verão!

...continue lendo
Cervejas Especiais
terça-feira , 14 de novembro de 2017

Cervejas especiais: Qual é a sua preferida?

...continue lendo
quarta-feira , 26 de julho de 2017

Primeiros passos para quem quer aprender a cozinhar

...continue lendo
Blog_530x330_banho
quarta-feira , 21 de junho de 2017

Banho quente no inverno: Quais são os tipos de chuveiro e como escolher o melhor?

...continue lendo
© TeleListas 2016.